Compartilhe
15 de Julho de 2016 – 04h52 horas / SETCESP

Desde a última segunda-feira (11), os motoristas que circulam pelas ruas e avenidas de São Paulo podem utilizar aplicativos de celular para fazer o pagamento da Zona Azul e estacionar em uma das quase 40 mil vagas rotativas espalhadas pela cidade.

 

A novidade, vista como positiva, deve coibir o comércio de talões falsificados e cobranças irregulares acima da tabela, praticadas por flanelinhas. A CET estima que, somente em 2015, o município perdeu mais de R$ 58 milhões em arrecadação por conta das fraudes.

 

Outra vantagem do pagamento digital é a possibilidade de ficar mais tempo na vaga do que o planejado inicialmente, fazendo um simples ajuste pelo aplicativo. Ou seja, sem a necessidade de se deslocar até o carro para colocar uma nova folha no painel do veículo.

 

Embora a implantação da nova tecnologia seja considerada um avanço, especialmente por seu caráter prático e dinâmico, seria importante que a prefeitura complementasse a medida disponibilizando mais vagas de carga e descarga. Atualmente há apenas 1.509 vagas para a realização desse tipo de serviço na capital. O número representa 3,87% do total de vagas de Zona Azul da cidade.

 

Para o setor de transportes de carga os benefícios seriam diretos, bem como para a população paulistana, já que o aumento de vagas para veículos de carga ajudaria a melhorar o trânsito da cidade, visto que o caminhão que faz entrega de maneira rápida não precisa parar em locais irregulares e, consequentemente, atrapalhar o fluxo de carros.

 

Recentemente, na 30ª edição do Fórum Paulista do Transporte, evento realizado no SETCESP, foi lançada a proposta de se ter um aplicativo para localização de vagas para carga e descarga. Se acompanhada de outras iniciativas, como o aumento de vagas para carga e descarga, haveria maior equilíbrio no abastecimento de São Paulo, transformando mais uma vez a logística de cargas aliada da mobilidade urbana.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.