
Entre os dias 08 e 09 de maio, aconteceram no SETCESP dois workshops. Um deles apresentou ferramentas práticas, que contribuem para uma melhor gestão da governança na empresa e o outro abordou a ISO 39001, para o aprimoramento da gestão da segurança viária.
Os dois workshops fizeram parte da 2ª Jornada da Sustentabilidade, que além dos treinamentos, incluiu também o 2º Encontro ESG, que ocorreu na manhã do dia 08 de maio. Neste mesmo dia, à tarde, houve o primeiro workshop, ministrado pelas advogadas do escritório Palma De Natale, Karen Seolin e Letícia Nunes.
Karen, especialista em Direito Contratual e Regulatório, falou que a governança se pauta por normas e processos, onde tudo deve estar documentado em atas, códigos e regulamentos, isso porque são as regras estruturadas e definidas que organizarão a tomada de decisões na empresa.
“Tudo que está dentro daquilo que foi determinado não tem como ser invalidado. Outra coisa é que, a partir do que foi registrado, nós temos a rastreabilidade do ato, daquilo que foi pautado e aprovado. O que foi estabelecido serve para todos, inclusive para os sócios”, destacou Karen.
Já Letícia, especialista em Direito Tributário e Empresarial, observou que os princípios de transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa são a base da governança.
“A organização precisa fazer com que o Código de Conduta não seja só um arquivo ou um papel, e sim uma ferramenta que dita a dinâmica do que ocorre na empresa. Hoje em dia, a reputação tem que ser melhor trabalhada, porque estamos em um momento em que todo mundo vê tudo pelas redes sociais”, disse a especialista tributária.
Após isso, os participantes realizaram uma dinâmica onde elaboraram um plano de ação simplificado para governança corporativa, descobrindo quais são as etapas para aprovação de um regimento interno e a como criar um conselho consultivo.
Gestão da Segurança Viária
No outro dia (09), pela manhã, aconteceu o segundo workshop, que apresentou em detalhes o que é a norma ISO 39001 e quais são os critérios para sua implementação. Quem ministrou o assunto foi Cleverson Forato, diretor da certificadora CSG (Global Certification System).
Forato revelou que existem cerca de 140 empresas com esta certificação no Brasil, que operam no transporte de cargas e passageiros e algumas que administram rodovias. A ISO 39001 é um padrão normativo global e gera resultados que cooperam com a segurança viária.
Aliás, a norma visa principalmente a diminuição de acidentes e mortes em estradas. De acordo com informações apresentadas pelo diretor, todos os anos aproximadamente 1 milhão e 300 mil pessoas morrem em acidentes no trânsito. É um óbito cada 24 segundos. Um acidente custa em média R$ 450 mil no Brasil. O custo anual socioeconômico ao país é de 130 milhões.
Durante sua exposição, Forato mostrou que ter um plano de respostas à emergência, como o estabelecido pela ISO 39001, pode trazer benefícios aos embarcadores, acionistas, sociedade e motoristas. “Há melhora na imagem corporativa, traz conformidade legal e eficiência operacional, além de redução de custos e acidentes”.
Pensando em como as empresas podem melhorar a gestão da segurança viária e do trabalho com a certificação da ISO 39001, o SETCESP lançou em parceria com a certificadora GCS o Programa Transporte + Seguro. Clique para saber mais.
Ao se inscreverem no programa, as empresas receberão um diagnóstico do seu modelo de operações, um plano de indicadores para medir seu desempenho, treinamentos em diversas áreas e passarão por auditorias internas e externas até obterem a certificação.
“Quem investe na redução de riscos alcança retornos superiores, impulsionados pela mitigação de sinistros e pela segurança no trabalho”, observou Forato, finalizando o treinamento.
Conheça o Programa Transporte + Seguro e certifique-se na ISO 39001. Clique aqui.
voltar