Logo de pronto, quero esclarecer que quando falo o que sua empresa “produz”, estou falando de produtos e serviços. Portanto, o tema serve para qualquer empresa, de qualquer setor, mesmo uma prestadora de serviços, banco, escritório ou indústria.
Acredite se quiser. Um colaborador pediu para o departamento de compras, adquirir, de um concorrente, um produto que a sua própria empresa fabricava. Ao ser questionado, ele confessou que não sabia que sua empresa tinha aquele produto em sua linha.
Confesso que pensei se tratar de uma rara exceção. Ao me aprofundar no tema junto a várias empresas clientes, verifiquei que existem muitos colaboradores que não têm pleno conhecimento de tudo o que sua empresa produz e, menos ainda, dos serviços que presta.
Muitos me dirão que a culpa é da empresa que não se preocupa em fazer um bom marketing interno ou endomarketing. Outros me dirão que a culpa é dos colaboradores que não se interessam pela própria empresa em que trabalham.
Sem a preocupação de encontrar culpados, a realidade é que todos perdem quando deixam de conhecer o que a empresa em que trabalham tem de produtos e serviços.
A empresa perde porque o comprometimento dos colaboradores poderia ser maior à medida que conhecessem mais e melhor a empresa. O relacionamento com clientes e fornecedores poderia ser mais rápido e eficaz.
Perdem os colaboradores, pois sem saber tudo o que a empresa faz e pode oferecer, com certeza, serão funcionários menos eficazes, o que poderá comprometer o desenvolvimento de suas carreiras ou mesmo o próprio emprego.
Muitos colaboradores reclamam que são os últimos a saber sobre a empresa e que muitas vezes acabam sabendo as novidades em produtos e serviços pela imprensa ou por terceiros e que isso dá a eles um forte sinal de desprestígio e torna menos comprometidos.
Assim, sugiro que as empresas (de qualquer setor ou tamanho) façam com seriedade um programa de “vender” a empresa para seus próprios colaboradores de forma sistemática e contínua. Lembre-se que eles têm o direito de saber primeiro sobre as novidades, produtos e projetos. Muitas vezes as empresas devem manter segredo sobre seus projetos futuros, mas assim que possam ser divulgados, que façam primeiro para seus colaboradores.
Da mesma forma, insisto que você, colaborador ou colaboradora tenha uma atitude mais ativa para saber mais sobre sua empresa. Pergunte, demonstre interesse. Isso fará com que você seja melhor e visto como alguém comprometido com o sucesso da empresa.
Assim, essa é uma via de duas mãos. Empresa e colaboradores precisam se comprometer com o presente e o futuro da empresa e sem conhecimento não há comprometimento.
Pense nisso. Sucesso!
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