Vipal lança inédito lençol de borracha atóxico para uso em indústrias
Compartilhe

Certificado pelo SENAI, produto não contém em sua composição látex natural ou derivados, ingredientes que podem causar alergia ou contaminação

Uma das premissas da Vipal Borrachas é criar soluções para as mais variadas indústrias. Ainda mais quando se trata de produtos desenvolvidos com aquilo que é da expertise da empresa: a borracha. Desta forma, o segmento de Pisos e Lençóis da Vipal está lançando um produto inédito em seu segmento: o Lençol Branco Atóxico. Devido à sua inovadora composição, o lençol, utilizado em esteiras de produção na indústria alimentícia, farmacêutica, usinas de açúcar e ambientes de alta higienização, não contém em sua composição látex natural ou derivados, ingredientes que podem causar alergia ou contaminação cruzada.

Composto de borracha vulcanizado à base de elastômero sintético, o Lençol Branco Atóxico possui cargas reforçantes e aditivos químicos de reticulação e de proteção. Desenvolvido pelo corpo técnico da Vipal no Centro de Pesquisa e Tecnologia (CPT) da empresa, localizada em uma de suas fábricas, em Nova Prata (RS), o material é certificado pelo Instituto SENAI de Inovação, além de ser o primeiro no Brasil a atender às resoluções da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa (RDC 123 e RDC 26), que proibiram o uso de látex natural ou derivados na composição de esteiras de borracha para os fins industrias nos segmentos mencionados.

“Além de ser um produto ecologicamente correto, uma vez que não usa látex natural, o Lençol Branco Atóxico tem a grande vantagem de não apresentar risco à saúde humana no que se refere a alergias ou contaminações através do contato com alimentos, medicamentos, etc.”, explica Anderson Barro de Moraes, Coordenador da Divisão Laminados da Vipal. “Levamos dois anos para atender a todas as exigências pautadas nas resoluções da Anvisa, quando, inclusive, e em conjunto com nossos fornecedores, foram desenvolvidos novos aditivos adequados às normas”, salienta. “Este tipo de lençol é resultado da estrutura de tecnologia e inovação que a Vipal dispõe. Isso gera confiança e credibilidade quanto ao fornecimento de nosso produto para diversos ramos da indústria”, completa Moraes.

Permanente ligação com a tecnologia

A Vipal tem sua trajetória sustentada na permanente busca por inovação e na proximidade com os seus públicos: parceiros, fornecedores, clientes e colaboradores. Líder absoluta no país e na América Latina e uma das maiores e mais importantes fa­bricantes do mundo de produtos para re­forma e reparos de pneus, a Vipal oferece soluções completas, desenvolvidas com tecnologia própria, a partir de investimento constante em pesquisa. Além de pisos e lençóis e produtos para reforma e reparos, conta com compostos de borracha, máquinas para reforma de pneus, produtos para a indústria e pneus novos e câmaras de ar para motocicletas, sempre se preocupando com a qualidade e a excelência operacional, meio ambiente, responsabilidade social e profissionalismo.

A Vipal mantém uma constante preocupação em atender as especificidades de cada mercado que atende por meio do seu setor de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). A estrutura da empresa lhe dá condições de investir no desenvolvimento de produtos específicos para melhor desempenho para diferentes funcionalidades e regiões em que atua. Isso porque, entre outros fatores, comporta em uma de suas fábricas o CPT, onde são desenvolvidas novas tecnologias aplicadas a produtos. Com um centro de pesquisa composto por 13 laboratórios e um corpo técnico altamente qualificado, o CPT alia conhecimento à prática, realizando mais de 50 diferentes tipos de testes e gerando mais de 28 mil ensaios anuais.


voltar