VIPAL Borrachas recebe nova certificação EcoVadis
Compartilhe

Unidades fabris da empresa localizadas em Nova Prata (RS) receberam reconhecimento por práticas sustentáveis

Entre os principais compromissos da Vipal Borrachas durante seus mais de 48 anos de trajetória está a sustentabilidade das suas operações. E as iniciativas sustentáveis vão muito além do que apenas a preocupação com o meio ambiente. O foco nas pessoas é outro quesito determinante que norteia as práticas que a companhia adota. Prova disso é a nova certificação recebida pela Vipal através da plataforma global de reconhecimento às práticas em Responsabilidade Social Empresarial (RSE), a EcoVadis. A empresa recebeu novamente o certificado, elevando em dois pontos o seu resultado final desde o último levantamento realizado pela plataforma.

A avaliação da EcoVadis ocorre a cada dois anos. Em 2017, a Vipal conquistou a medalha de Bronze em sua primeira participação. Já em 2019, a empresa alcançou a certificação Prata ao conquistar 59 pontos. Na avaliação feita em 2021, a conquista de 61 pontos demonstrou a evolução de processos e questões socioambientais dentro da organização. A avaliação da EcoVadis leva em consideração os seguintes temas: Meio Ambiente, Práticas Trabalhistas e Direitos Humanos, Ética e Compras Sustentáveis. A metodologia de avaliação é baseada em padrões internacionais como Global Reporting Index (GRI), ISO 26000 e os princípios do Global Compact.

A classificação EcoVadis é utilizada como referência por empresas do mundo todo no que se refere a práticas sociais e ambientais. É uma solução utilizada por multinacionais para integrar o desempenho de RSE entre compradores e fornecedores. A partir do último resultado obtido, a Vipal irá estabelecer avaliações e traçar um plano de ações para seguir evoluindo nas suas práticas sustentáveis.  

“Temos foco total na qualidade e na melhoria contínua dos nossos processos industriais, de recursos humanos e de relações comerciais com nossos fornecedores e clientes. Nosso objetivo é melhorar continuamente nossas práticas e a gestão de iniciativas socioambientais, tornando nosso negócio ainda mais sustentável”, afirma João Carlos Demoly, Diretor Industrial da Vipal Borrachas. “O crescimento da nossa pontuação demonstra que estamos no caminho certo, mas que ainda temos espaço para evoluir ainda mais. Vamos estabelecer novas metas para seguirmos melhorando nossos processos em todos os quesitos avaliados pela certificação para que possamos conquistar um resultado ainda melhor em 2023”, finaliza.

As ações socioambientais da Vipal

A própria prática de reforma de pneus, core business da Vipal há 48 anos, é ecologicamente correta. De acordo com a Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus (ABR), cada pneu de carga reformado gera uma economia de 50 litros de petróleo, que seriam usados na fabricação de um pneu novo. Já a emissão de CO2 na atmosfera, gases do efeito estufa prejudiciais à natureza, tiveram 26 milhões de toneladas menos emitidas em 10 anos em razão da reforma de pneus. Igualmente, neste período, o setor proporcionou uma economia de petróleo na ordem de 5 bilhões de litros.

Entretanto, as ações socioambientais promovidas pela Vipal atingem várias áreas da empresa. O programa socioambiental foi iniciado em 2018 com o objetivo de desenvolver práticas sustentáveis dentro da organização. Para a implantação do programa, as equipes envolvidas desenvolveram um plano, que totalizou 215 ações. Atualmente, o programa socioambiental está disseminado por meio das políticas de compras sustentáveis, meio ambiente, saúde e segurança e direitos humanos.

Somando as estruturas das fábricas brasileiras da Vipal Borrachas, são tratados um total de mais de 30 milhões de litros de efluentes por ano. O aproveitamento de água é outro ponto importante. Em suas fábricas de Feira de Santana (Bahia) e Nova Prata (Rio Grande do Sul), somam-se 92 mil m² de telhado projetado para captação de água da chuva, que é utilizada para descarga de banheiros, produção e irrigação. As plantas contam com cisternas distribuídas ao longo dos parques fabris, com volume de armazenamento superior a 2 milhões de litros. Além disso, especialmente em Feira de Santana, parte da água de rejeito da osmose reversa é aproveitada para descarga de banheiros ao invés de se usar água da chuva ou potável para esta finalidade.

A Vipal utiliza alta tecnologia para transformar a borracha descartada em pó através do processo de criogenia, aproximadamente 180 mil kg/mês, o qual é reciclado em outros produtos de borracha, como pisos. A iluminação das fabricas também é obtida através dos telhados com revestimento acrílico transparente instalados nas fábricas, que resultam em um total de total 171 mil kWh/mês de energia elétrica economizados.

As fábricas da Vipal também contam com processos de coleta seletiva efetivos, alcançando índices de reciclagem acima de 80%. Além disso, realiza, através da contratação de empresas parceiras, a logística reversa de pneus inservíveis visando atender requisitos legais e os minimizar impactos ambientais.


voltar