Vipal Borrachas ganha nova distinção no Prêmio Exportação
Compartilhe

Inovação e foco. Assim, a Vipal Borrachas segue conquistando os mercados internacionais. Por isso, a empresa é mais uma vez reconhecida como uma das principais exportadoras do Rio Grande do Sul pelo Prêmio Exportação 2019, promovido pela ADVB/RS (Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil do Rio Grande do Sul). Nesta edição, a Vipal é vencedora na categoria Destaque Setorial em Plásticos e Produtos de Borrachas, chegando a 11 troféus no prêmio. A cerimônia de entrega ocorreu no dia 6 de junho, na Casa NTX, em Porto Alegre. Na ocasião, o Diretor de Negócios Internacionais da Vipal Borrachas, Leandro Rigon, recebeu o troféu em nome da empresa.

“O mercado global é uma importante via de expansão para a empresa, já que nacionalmente temos uma participação expressiva de liderança”, ressalta o diretor de Negócios Internacionais da VipalBorrachas, Leandro Rigon. Conforme Rigon, a Vipal tem foco no desenvolvimento de seus negócios e nas oportunidades de crescimento. “Mais do que expectativa, temos a intenção de crescer no mercado internacional, e os próximos três anos serão de muitos avanços neste sentido”, afirma. Entre os principais mercados da Vipal no mundo estão a América Latina, América do Norte e Europa, além da presença em países da Oceania, Ásia e África. 

Como uma líder em seu segmento, a Vipal sabe de sua responsabilidade nas praças em que atua. É o caso da Europa, em que a empresa teve uma forte ação no processo de combate às práticas de dumping em relação à importação de pneus de baixo custo, que vinha prejudicando o mercado local de reforma de pneus há alguns anos. “Já é possível perceber uma melhora nos resultados em vários países europeus, bem como otimismo por parte dos empresários, que veem novamente perspectivas de negócio após anos de concorrência desleal com os pneus de baixo custo e qualidade”, conta Rigon. “Participamos ativamente deste movimento e mantivemos diálogo constante com atores do setor, como associações e entidades, apoiando com o fornecimento de informações essenciais para embasar a documentação aprovada por uma comissão específica e que virou lei no final de 2018”, comemora.

Com foco no setor de borrachas, a Vipal é responsável por abastecer cerca de 90 países ao redor do mundo. Além disso, mantém equipes regionais permanentes em localidades estratégicas de modo a dar todo suporte aos clientes internacionais e atender às especificidades de cada local, que vão desde requisitos técnicos até diferenças culturais, geográficas e de legislação. Por isso, a empresa investe no desenvolvimento de produtos específicos para melhor desempenho em diferentes regiões. Caso da banda de rodagem VM540, lançamento recente para o mercado internacional, ou dos desenhos VT110, VT240, VT540, VDA4, VT160, VT220, VRT3, VM729 e VDE2, certificados com o selo europeu Alpine Symbol, que atesta eficácia em condições severas de inverno com neve e gelo.

As empresas premiadas na categoria Destaque Setorial se sobressaem como exportadoras no seu setor de atividade, adotando soluções criativas e inovadoras, que servem de referência às  regiões onde estão instaladas. Além desta, a Vipal já conquistou o Prêmio Exportação em outras categorias, como Distinção Exportador Ouro (2015), Personalidade Exportação, conferida ao presidente da VipalBorrachas, Arlindo Paludo (2010), e Troféu Diamante, dado às empresas que somam dez troféus no prêmio (2018).

Considerado o maior evento do seu segmento no País, o Prêmio Exportação RS distingue as empresas que obtiveram os melhores resultados mercadológicos e desenvolveram estratégias inovadoras para expor e comercializar seus produtos no mercado internacional. Além de valorizar as atividades exportadoras e a comunidade empresarial gaúcha, o Prêmio é o reconhecimento à competência de mercado e à visão de negócios das empresas que buscam novas fronteiras e contribuem para o fortalecimento socioeconômico do Estado e do País.

Sobre a Vipal no mundo

A Vipal Borrachas é hoje uma das maiores empresas de reforma de pneus do mundo. Com 13 centros de distribuição espalhados em pontos estratégicos do globo, está presente em mais de 90 países e se faz presente em todos os continentes. É líder na América Latina, com mais de 300 reformadores autorizados, sendo a única empresa com uma linha completa de produtos para reforma e reparos de todos os tipos de pneus. Ainda oferece compostos de borracha, pisos e lençóis, produtos para indústria e fabrica máquinas para reforma de pneus cargo e agro.

Para abastecer o mercado mundial, a Vipal conta com 4 fábricas na América do Sul com capacidade instalada superior a 19 mil toneladas por mês e 3 mil funcionários que usufruem de uma estrutura física de 183 mil m². 

Ao longo de seus 45 anos, a Vipal tem aliado experiência a conhecimento técnico. Possui uma Universidade Corporativa e um dos mais robustos Centros de Pesquisa e Tecnologia do mundo no segmento, comportando 13 laboratórios. Toda essa estrutura se reflete em produtos de excelência que são referência de qualidade em todo o mundo.


voltar