Vipal Borrachas completa 15 anos de atuação no Leste Europeu
Compartilhe

Com cerca de 50 clientes locais, empresa mantém Centro de Distribuição na Eslovênia e comercializa produtos para a reforma e reparos de pneus

A gaúcha Vipal Borrachas, uma das principais fabricantes mundiais de produtos para reforma de pneus, comemora um importante marco em 2021: os 15 anos de atuação no Leste Europeu. Presente com um Centro de Distribuição na Eslovênia, desde 2006, a Vipal, que mantém também uma filial na Europa, conta com aproximadamente 50 clientes locais, para os quais comercializa bandas de rodagem de suas marcas próprias, bem como produtos diversos para a reforma e reparos de pneus, a República Checa, Eslováquia, Polônia, nos Balcãs e países bálticos. A República Tcheca, em especial, ocupa o quinto lugar em volume de vendas da empresa no continente.

A reforma de pneus é considerada importante para o segmento de transportes em toda a Europa. A prática apresenta vantagens para a gestão das empresas do setor, como a redução no consumo de combustível, o menor impacto ecológico e a alta qualidade dos processos, aspectos que favorecem a Economia Circular. Nestes 15 anos, a Vipal Borrachas manteve permanente diálogo com o mercado, contando em seu portfólio com produtos e soluções que respondem a essas importantes demandas econômicas e ecológicas.

Entre os produtos da marca de maior destaque entre os países do Leste Europeu estão as bandas VT110, VT220, VL140 e VRT3. A primeira delas, a VT110, é apontada nos mercados da República Tcheca e da Eslováquia, principalmente, como bastante adequada para a reforma de pneus.

A Vipal fornece também produtos para reparos de pneus, para diversos distribuidores do Leste Europeu. Entre os principais estão manchões, reparos como remendos e plaquetas para câmaras de ar. Há ainda outros produtos bastante comercializados, como Identificador de Furos, Ativador para Superfícies, Selante, Adesivo e Cimento Vulcanizante.

“Desde que nos instalamos com estoques na Europa, em 2006, países como a República Tcheca sempre foram nossas prioridades. Primeiro, por suas pessoas, o alto índice de reforma e a boa aceitação ao pneu reformado, mas também pela excelente qualidade das renovadoras locais e sua tecnologia”, comenta Fabricio Nedeff, Gerente Comercial da Vipal Europa. A equipe comercial conta com um representante de origem tcheca no time, Michal Baxa, o que demonstra o interesse e a importância que a empresa dá aos negócios neste mercado. “Hoje, o país ocupa o quinto lugar em volume da filial europeia da Vipal Borrachas”, complementa Nedeff.

Uma das principais fornecedoras do segmento de transportes do Leste Europeu, a Carling s.r.o., de Brno, na República Tcheca, comprova esta forte atuação da Vipal na região. A Carling é parceira comercial da Vipal há 11 anos e é considerada uma de suas três principais fornecedoras. “O principal motivo são as condições de negócios acima do padrão, construídas pela parceria de longa data. Os produtos mais populares são a linha de bandas de rodagem para pneus regionais e para construção civil. Acreditamos que o apoio da União Europeia na economia circular aumentará o volume de negócios de ambas as empresas”, diz Sr. Ivo Lojda, Gerente Logístico da Carling.

Na Europa, além do Centro de Distribuição esloveno, a Vipal mantém outros dois: um em Felixstowe, na Inglaterra, e outro em Valência, na Espanha, este último, onde fica também localizada a filial europeia da empresa. Com quatro fábricas e outros dez centros de distribuição espalhados por pontos estratégicos do globo, que abastecem cerca de 90 países no mundo todo, a Vipal conta ainda com a Vipal Máquinas, segmento da empresa que produz equipamentos para reforma de pneus com tecnologia própria. Em 2020, a Vipal Máquinas chegou à Europa, mais precisamente na Espanha, quando a reformadora Recauchutados Muralla SA (Remusa) adquiriu um de seus modelos, a extrusora VOC 760. Afora esta, as máquinas da Vipal estão presentes também no Brasil, Estados Unidos, Nova Zelândia, Argentina, Uruguai e El Salvador.

Esta forte atuação é reconhecida pelo mercado. Recentemente, a Vipal conquistou três importantes premiações internacionais na primeira edição do Recircle Awards. A companhia foi vencedora nas categorias Melhor Fornecedora de Bandas Pré-moldadas, Melhor Fornecedora de Equipamentos e Acessórios para Reforma de Pneus, para a Vipal Máquinas, e Melhor em Inovação da Indústria da Reforma de Pneus, esta última com o case da tecnologia Eye Control. O prêmio, promovido por Autopromotec 2021, Retreading Business e Tyre & Rubber Recycling, reconheceu a contribuição de companhias e profissionais à economia circular dentro das indústrias de fabricação, reforma e reciclagem de pneus.


voltar