Vez & Voz apresenta o que considerar para abertura de vagas afirmativas nas empresas
Compartilhe

A comissão se reuniu de forma virtual na manhã desta segunda-feira (13)

Sempre trazendo em pauta assuntos atuais que permeiam o universo feminino e corporativo, a Comissão do Vez & Voz se reuniu, desta vez para discutir aspectos que devem ser considerados na abertura de vagas afirmativas.

“Vamos conhecer a parte teórica e aprender a como fazer na prática”, falou a coordenadora da Comissão do Vez & Voz, Camila Florencio ao anunciar que a reunião contaria com a participação do assessor jurídico do SETCESP, Dr. Narciso Figueirôa Jr. e a gerente de RH e de Responsabilidade Social da Speed Work, Paula Caldeira.

O assessor pontuou que o tema é complexo e tem uma amplitude considerável, entretanto destacou alguns conceitos jurídicos importantes para o entendimento.

“Não existe uma legislação específica a respeito. Embora, com o estudo de várias leis e decretos é possível ter um embasamento que ampare as ações”, explicou Figueirôa.

No final do ano passado, o IBGE divulgou uma pesquisa que revela que a participação de brancos em cargos gerenciais é de 84,4%, enquanto isso, pessoas pretas e pardas ocupam apenas 14,6% deles.

Também existe desigualdade em relação ao gênero. O desemprego é bem maior entre as mulheres do que os homens, apontou o Instituto.

“Essa desigualdade mostra a importância do que tem que ser feito. Esse tema tem sido amplamente discutido e já assistimos uma forte tendência das empresas a adorem práticas mais inclusivas”, observou Figueirôa. “Devemos tratar igualmente os iguais, e desigualmente os desiguais”, acrescentou citando o filósofo Aristóteles.

Em sua explanação o assessor mencionou a Lei de Cotas, o Estatuto da Igualdade Racial – Lei, nº12.888/10, o Decreto nº9.571/18 com as Diretrizes Nacionais sobre Empresas e Direitos Humanos e a Lei nº 14457/22 que implantou o Programa Emprega Mais Mulheres entre outras legislações.

Após isso, Paula Caldeira explicou de onde surgiu a ideia da abertura de vagas afirmativas na Speed Work, e mostrou como realizou o processo e como tem colhido resultados positivos desta ação.

“Nós fizemos uma auto avaliação e abraçamos a causa da diversidade e inclusão como forma de corrigir uma falha histórica, que existe na sociedade. Estudamos muito para avaliar se aquilo que estávamos nos propondo a fazer poderia ser prejudicial, e chegamos à conclusão de que prejudicial é não fazer”, contou Caldeira.

A gerente esclareceu ainda que, a única diferença que ocorreu no processo de seleção de vagas afirmativas foi a divulgação, já que as oportunidades foram anunciadas em sites específicos, direcionados a pessoas negras. De restante, aconteceu igual a qualquer outro processo de seleção.

“Trocamos experiências muito ricas aqui hoje, que é o objetivo principal desses nossos encontros mensais”, avaliou por fim a coordenadora da Comissão.

NOVIDADES: Durante a transmissão foi anunciado que Gabrielle Fonseca, que atua no SETCOM (Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Centro Oeste Mineiro) e Gisele Verruch, que atua no SINTROPAR (Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística do Oeste do Paraná), estarão integrando a comissão do Vez e Voz como vice-coordenadoras, ao lado de Gislaine Zorzin.

VEM AÍ: No próximo mês será realizado o “2º Encontro do Vez & Voz”, fiquem atentos e participem!


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.