Compartilhe
09 de Abril de 2014 – 01h43 horas / Automotive Business

As vendas de pneus para às montadoras de veículos instaladas no país acusou uma contração de 15,6% no primeiro bimestre de 2014 na comparação com igual período do ano passado. A informação foi apurada entre as associadas da Anip, entidade que representa as fabricantes do setor. Segundo a organização foram vendidos 1,79 milhões de pneus às produtoras de veículos entre janeiro e fevereiro.

 

Com a redução do volume, a associação aponta que o fornecimento de equipamentos originais, que representava 30,4% dos negócios do setor no primeiro bimestre do ano passado, respondeu por apenas 26,5% do total comercializado no mesmo período deste ano. A Anip avalia que retração do setor acompanhou a queda das vendas e da produção de veículos.

 

A organização mostra preocupação com a forte presença dos componentes importados no mercado nacional, que já respondem por 40% do consumo aparente, e enfatiza a necessidade de incluir o setor de pneus no Inovar-Auto. “Um dos principais objetivos do Inovar-Auto é a redução do consumo de combustível, o que depende fortemente de uma nova geração de pneus, com uso dos chamados pneus verdes”, defende o presidente executivo da Anip, Alberto Mayer, em comunicado.

 

Enquanto as vendas de pneus para carros de passeio apontaram para baixo, a negociação de pneus de carga e agrícolas para montadoras avançou 6%. Ainda assim, considerando o total vendido às fabricantes de veículos, o primeiro bimestre terminou com redução de 6,4% para o setor.


voltar