Vander Costa e Geraldo Alckmin discutem temas estratégicos para o setor transportador
Compartilhe

O presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, reuniu-se, no dia 31/3, com o vice-presidente da República e ministro do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), Geraldo Alckmin, para tratar de temas estratégicos para o transporte brasileiro. 

Na ocasião, Vander Costa tratou da preparação do setor para a COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025), que será realizada em novembro, em Belém (PA), e entregou ao ministro a Agenda Institucional Transporte e Logística 2025, documento que destaca temas estratégicos para o setor nos três Poderes. O encontro aconteceu na sede do MDIC, em Brasília (DF).

O Sistema Transporte vem se preparando para a COP30 com o objetivo de fortalecer o papel do transporte na agenda climática global e apresentar soluções concretas para a descarbonização do setor. Durante a reunião com Alckmin, Vander Costa detalhou a Estação do Desenvolvimento – Transporte, Infraestrutura e Sustentabilidade, um espaço estratégico que será criado pela entidade, na Conferência, para fomentar debates sobre a transição energética e o futuro sustentável do setor.

“A governança da Estação do Desenvolvimento será estruturada para garantir amplo engajamento e representatividade. O Sistema Transporte será responsável pela promoção, com a coorganização de órgãos públicos, o patrocínio de empresas de diversos segmentos e o apoio institucional de organizações diversas. Além disso, contará com suporte acadêmico, fortalecendo a conexão entre pesquisa, inovação e políticas públicas”, destacou Vander Costa. 

Outro tema relacionado à COP30 abordado na reunião foi a Coalizão para a Redução de Emissões no Setor de Transportes, iniciativa coordenada pela CNT em parceria com o CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável), o Grupo CCR e o Observatório de Mobilidade do Insper. Com o envolvimento de mais de 50 entidades, a coalizão teve como objetivo mapear caminhos para a descarbonização de todos os modos de transporte, contribuindo com subsídios do setor privado para o Plano Clima e a Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) do Brasil.

Representando a CNT, participaram da reunião no MDIC o diretor de Relações Institucionais, Valter Souza; a gerente Governamental, Danielle Bernardes; a gerente do Poder Legislativo, Andrea Cavalcanti; o presidente do Sindipesa (Sindicato Nacional das Empresas de Transporte e Movimentação de Cargas Pesadas e Excepcionais), Júlio Simões; e o presidente da FuMTran (Fundação Memória do Transporte), Antônio Leite. Pelo Ministério, estiveram presentes o secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços, Uallace Moreira, e a secretária de Comércio Exterior, Tatiana Prazeres.

Na oportunidade, o presidente do Sindipesa, Júlio Simões, solicitou a inclusão das peças de guindastes no Regime de Autopeças Não Produzidas, mecanismo que reduz a alíquota do Imposto de Importação para 2% na aquisição de autopeças sem produção nacional equivalente. A medida visa ampliar a competitividade da indústria nacional e fortalecer o setor de transporte e movimentação de cargas pesadas.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.