UNIVIPAL junta teoria em prática em 2022
Compartilhe

Universidade corporativa da Vipal desenvolveu atividades online e presenciais envolvendo mais de 3,8 mil participantes.

A Univipal apostou nas atividades híbridas em 2021. Com o retorno parcial das ações presenciais, cursos e treinamentos que mesclaram o teórico com o prático foram a principal tendência, com os instrutores técnicos da Vipal mostrando ao vivo os processos e esclarecendo dúvidas enviadas pelos participantes, que ainda tiveram a possibilidade de trocar experiências. No total, a universidade corporativa da Vipal Borrachas somou 636 treinamentos entre presenciais e online, mobilizando 3.874 participantes no ano passado.

Em números, a Univipal contabilizou mais de 400 horas de treinamentos ao vivo, com 2.182 alunos participantes. Já os treinamentos realizados através da plataforma da Univipal, foram 14.821 novas matrículas em diferentes cursos. As atividades presenciais também foram contempladas. Destas, houve 20 visitas e 16 treinamentos in loco, que contabilizaram 670 horas/aula.

Um dos destaques do ano de 2021 foram as lives #DicasVipal. Transmitidas ao vivo pelo canal do Youtube da empresa e depois disponibilizadas para acesso permanente, foram nove episódios durante o ano em que os instrutores da Vipal conversaram diretamente com os profissionais do transporte sobre temas que dialogam com quem vive o dia a dia da estrada, como reparação de pneus, danos e desgaste, alinhamento e geometria, escolha de desenhos de bandas, entre outros. “Com o maior uso das plataformas online, percebemos que esta era uma forma de nos aproximar ainda mais do público levando a ele conteúdos que têm a ver com o seu cotidiano profissional”, explica Andreia Peruzzo, Coordenadora da Univipal.

A possibilidade de retomar as atividades presenciais também favoreceu para que a Univipal pudesse promover cursos e treinamentos que valorizam o “olho no olho”. Seguindo todos os protocolos de segurança exigidos, no Centro Técnico Vipal em Nova Prata (RS), 47 pessoas, entre parceiros, frotistas e equipe da própria Vipal do Brasil e de filiais internacionais receberam 646 horas de conteúdo, sendo 90% deste tempo destinado ao processo de reforma. A volta do presencial também oportunizou 20 visitas, envolvendo 70 participantes, e um treinamento sobre processo reparação OTR na sede do próprio cliente, a reformadora Recanorte, de Inhauma (MG).

Dentre os treinamentos, também se destacaram aqueles realizados pelas equipes técnicas e de frotas junto aos clientes e parceiros da Vipal. Ocorreram 455 treinamentos ministrados pela equipe técnica envolvendo 1.360 participantes, sendo 432 presenciais e 23 virtuais. Já as equipes que atuam diretamente com as frotas realizaram 50 capacitações e tiveram 285 participantes no total, sendo 46 presenciais e quatro online.

O nível de satisfação do público, tanto para as atividades online quanto presenciais, foi alto, chegando a quase 100% quando se trata das ações presenciais (98,1%). A plataforma da Univipal também teve um ótimo índice de avaliação, 72,3%, bem como o do projeto de Multiplicadores, com 81,55%. Este último tem como público-alvo pessoas chave no processo produtivo dos reformadores da Vipal Rede Autorizada, por isso, o conteúdo a eles é voltado para a formação de multiplicadores, cuja função é orientar, ensinar e supervisionar o processo da reforma dentro dos padrões estabelecidos pela Vipal. “Isso agiliza a formação de mão-de-obra do reformador, que atualmente depende muito da nossa equipe para reciclar e treinar novos funcionários. Em contrapartida, acreditamos que com estas pessoas aptas a isso a qualidade e a padronização na entrega do produto, o pneu reformado, melhora consideravelmente”, diz Andreia.

A satisfação se percebe no depoimento de parceiros como Cristiano Vasconcelos, Gerente Corporativo da DaFonte Renovadora de Pneus, de Jaboatão dos Guararapes (PE). “O treinamento no qual participamos foi um divisor-de-águas, sendo que é a primeira vez que reunimos todos os gerentes para receber um treinamento de qualidade com um instrutor Univipal. Com isto conseguimos alinhar a forma de pensar e produzir da equipe, pois, com as técnicas apresentadas, vamos conseguir ter ganho de produtividade e redução de custos no dia a dia, evitando desperdícios. Com certeza, teremos muito sucesso a partir deste treinamento e da forma como nos foi apresentado”, relata.

Os frotistas também aprovaram as ações da Univipal no ano passado. É o caso de Fabrício Silva Pinheiro, borracheiro da Luft Logistics, de Barueri (SP). “Para nós, foi ótimo fazer o curso da Univipal, pois foram absorvidas muitas informações interessantes sobre a durabilidade e a vida útil dos pneus, o que nos fez conseguir reduzir bastante o custo sobre os pneus em nossa frota. Por isso, recomendo que quem puder se inscrever para fazer as atividades da Univipal, não vai se arrepender”. E finaliza: “Só tenha a agradecer a Vipal”.


voltar