‘Uma revolução na proteção de veículos e cargas’
Compartilhe

Clovis Manfio é Sócio Diretor na 3S Tecnologia. Formado em Engenharia Mecânica, Administração e com pós-graduação em Marketing, ele acumula uma experiência de 35 anos em empresas de tecnologia, tendo atuado nos últimos 25 anos, na aplicação de novos sistemas para a gestão remota de processos de segurança.

Quais são as opções de produtos e serviços que o transportador tem hoje à disposição no mercado, para se proteger de roubos de caminhões e cargas?

O mercado oferece ao transportador produtos e serviços para prevenção, atuação e pós roubo. Na prevenção estão os serviços de GR (Gerenciamento de Risco) e os chamados “rastreadores principais”, na atuação temos as tecnologias que detectam de maneira automática a situação de risco e imobilizam o veículo e, consumado o roubo os equipamentos de RF (Rádio Frequência) permitem a busca através de caçadores. Certamente na atuação; ou seja, enquanto o crime ainda está ocorrendo, estão as maiores oportunidades tecnológicas para frustrar as ações dos bandidos.

Qual a importância da tecnologia para evitar estes tipos de sinistros?

Respondendo de maneira direta: é fundamental. Os bandidos conhecem os processos e as tecnologias utilizadas no Gerenciamento de Riscos e estão preparados para a desativação dos sistemas, utilizando os bloqueadores de sinal (jammers) e desativando fisicamente os equipamentos. No momento em que um motorista é abordado e o caminhão fica em poder dos bandidos, é fundamental dispor de tecnologias que atuem de forma automática, detectando a ameaça e imobilizando o caminhão. Um caminhão imobilizado de forma efetiva, que impõe aos bandidos horas para a desativação, coloca uma barreira praticamente intransponível para a continuidade do roubo, preservando o caminhão e a carga.

Como você avalia o mercado de imobilizadores e bloqueadores de veículos de cargas no Brasil? E como a 3S se diferencia no mercado?

É inquestionável que o roubo de caminhões e cargas é uma ameaça constante ao transporte de cargas no Brasil, diante deste cenário existe um amplo mercado a ser explorado. A 3S Tecnologia está presente no mercado de redundância para caminhões e cargas há 17 anos e se diferencia por inovação e excelência nos serviços de combate ao roubo no TRC. O conceito da Imobilização Efetiva de forma automática e segura, foi apresentado ao mercado pela 3S Tecnologia há seis anos, e fez uma verdadeira revolução na proteção de veículos e cargas.

Quais foram os principais desafios enfrentados ao longo dos 17 anos da empresa?

Formar e manter uma empresa implica em passar por desafios como: uma carga tributária pesada e complexa com uma burocracia excessiva, a instabilidade da economia com muitos sustos ao longo dos anos, mas o mais difícil foi encontrar um caminho, e o encontramos, na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias próprias, que nos proporcionam diferenciais tecnológicos exclusivos patenteados e realmente efetivos.

Pensando no futuro, quais são as perspectivas da 3S para os próximos anos?

A oferta de produtos e serviços de grande retorno para os nossos clientes norteiam a empresa desde o início e seguirão como base para o futuro. A proximidade com o cliente no dia a dia aliado e o uso de novas tecnologias garantirá que nossa oferta esteja sempre atualizada entregando o resultado desejado pelos transportadores. Vemos o futuro com otimismo, cientes das oportunidades e responsabilidades da empresa para com os clientes, colaboradores e a sociedade.


voltar