Uma geração com medo de Gente
Compartilhe

Tenho visto, com preocupação, que muitos jovens sentem uma enorme dificuldade em se relacionar com outras pessoas.

Frutos de famílias pequenas ou mesmo filhos únicos, passaram a infância e boa parte da adolescência de forma muito solitária, plugadas o dia todo em seus smartphones ou sozinhos em seus quartos assistindo a seriados e filmes.

Isso tudo fez com que esses jovens não tivessem aprendido naturalmente a se relacionar livremente com pessoas, a negociar, a enfrentar dissabores, coisas que eram comuns e naturais em famílias maiores, onde o convívio com irmãos, primos, vizinhos, exigia que essas habilidades fossem naturalmente desenvolvidas.

Crescida nesses ambientes, essa geração parece se relacionar melhor com animais do que com pessoas e parece ter medo de gente, evitando relacionamentos interpessoais.

Isso traz uma grande repercussão para o mundo do trabalho, para o ambiente empresarial, pois essa nova geração está começando a fazer parte da força de trabalho e as habilidades de relacionamento interpessoal são essenciais para o sucesso pessoal e profissional.

Assim, caberá, cada vez mais, às empresas, desenvolver programas e projetos que estimulem a convivência e o inter-relacionamento entre seus colaboradores e entre seus colaboradores e clientes e entre seus colaboradores e fornecedores. Esses jovens — de até 30 anos — precisam desse estímulo pois do contrário continuarão com essa dificuldade, fruto de sua educação e de sua geração.

Embora possa ser desagradável aos jovens, temos que forçá-los a contatar clientes, fornecedores e dar a eles habilidades de comunicação, para enfrentar essa dificuldade, até para que possam ter sucesso pessoal e profissional, pois a vida em sociedade exige relacionamentos interpessoais frequentes.

Pense nisso. Sucesso!


voltar