Uma experiência real de proteção ao veículo e a carga
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Em evento realizado no SETCESP foi mostrado como o Imobilizador 3S 1.0 se comporta ao detectar um jammer

Durante o 3S Experience, evento promovido pela 3S Tecnologia, empresa especializada em soluções de rastreamento e monitoramento, os convidados acompanharam na prática como o Imobilizador 3S 1.0 consegue parar um veículo na presença de um jammer — que é um dispositivo muito usado por criminosos para o roubo de cargas.

O evento aconteceu na manhã do dia 16 de maio, no SETCESP, e contou com uma palestra sobre o panorama do roubo de cargas no Brasil, ministrada pelo Coronel Mauro Ricciarelli, assessor de segurança do SETCESP.

Ricciarelli contou que foi nos anos 90, que os casos de roubo e furtos de cargas tiveram um aumento exponencial no país.  A concentração de ocorrências é bem maior nos estados de São Paulo e do Rio Janeiro, que no restante do Brasil, segundo ele em razão da grande concentração de veículos circulantes na região.

Na sequência, Clovis Manfio, sócio diretor na 3S Tecnologia, falou como a empresa, que é pioneira no desenvolvimento de tecnologias de imobilização, já conseguiu devolver aproximadamente 600 veículos com as suas respectivas cargas aos proprietários. O montante recuperado equivalente a mais de R$ 320 milhões.

Atualmente, a 3S Tecnologia atende mais de 3 mil CNPJs diferentes em todo o Brasil, e também nos países fronteiriços como: Paraguai, Uruguai, Peru e Argentina.  “O imobilizador está em mais 2.500 transportadoras. Por mais que se faça a prevenção, sempre pode acontecer de um caminhão ser abordado. É nesta hora que entra em cena o imobilizador”, garantiu ele.

O diretor da 3S Tecnologia contou que o dispositivo jammer nasceu para uso da força militar, mas teve sua finalidade desvirtuada por organizações criminosas, tornando o bandido comum em um criminoso tecnológico.

“No setor, apelidamos esse infrator de ‘alicate’, porque além de se ser responsabilidade dele suspender o sinal dos rastreadores, se utilizando para isso do jammer, geralmente ele está equipado com alicate, chave de fenda e uma fita isolante, para acessar o painel do veículo”, relata Manfio.

Para estar um passo à frente dos criminosos, o imobilizador da 3S Tecnologia consegue impedir que o veículo continue rodando, assim que detecta a presença de um jammer. O dispositivo contém um software capaz de reconhecer a falta do sinal dos sensores de comunicação.

O imobilizador é instalado no veículo em um local de difícil acesso, e é composto por um sistema 100% elétrico e com rede de dados criptografados e acessível remotamente. De acordo com Manfio, isso é o que justamente o torna diferente de tudo o que é usado para bloquear um veículo no mercado.

Comprovação

No evento, Armando Massao Abe, diretor de operações na Transkompa, falou que instalou o equipamento em sua frota. Teve um dos seus caminhões roubados, porém 3 Km depois do local da abordagem, o caminhão foi imobilizado e abandonado pelos ladrões. “Apesar de não estar carregado, o caminhão tinha um valor aproximado de meio milhão de reais e conseguimos recuperá-lo”, disse. Para ele, o melhor de tudo é que o dispositivo não bloqueia na hora, o que contribui para a segurança do motorista.

Outra convidada que também compartilhou sua experiência, Fernanda Veneziani, CEO da Terra Master Logística, disse que já tinha um gerenciamento de risco bem adequado, mas com o Imobilizador 3S 1.0 conseguiu melhorar sua apólice de seguro. “Eu consegui a substituição da escolta pelo Imobilizador da 3S, o que traz um ganho significativo de custo e também melhorias para o meio ambiente. De fato, as seguradoras devem conhecer a efetividade da recuperação dos dispositivos da 3S”, avaliou ela, que também é coordenadora da Comissão de Sustentabilidade do SETCESP e tem um compromisso com a agenda ESG em sua transportadora.

A experiência

Depois das apresentações, os convidados se dirigiram até o estacionamento do Palácio dos Transportes, e acompanharam na prática como o imobilizador se comportou com a aproximação de um jammer.

Em poucos minutos, após detectar o dispositivo, o Imobilizador 3S 1.0 foi provocando uma sucessão de falhas no veículo até pará-lo por completo. O público ficou impressionado pela resposta do equipamento. “O jammer está presente em mais de 90% dos casos de sinistro que nós atendemos”, revelou Manfio.

“O imobilizador da 3S já é um equipamento consolidado e de resposta efetiva com grandes resultados. Ter essa tecnologia em funcionamento é estar atualizado com as inovações do mercado”, testemunhou Adriano Depentor, presidente do Conselho Superior e de Administração do SETCESP.

Em maio, a 3S Tecnologia completou 18 anos de atuação, e há pelo menos 11 anos é uma empresa parceira do SETCESP. “Sabe porque estamos sempre por aqui? Por que nos importamos com a necessidade do transportador e queremos estar prontos para ouvir, agir e suprir ela”, destacou o diretor da 3S Tecnologia.

Da esquerda para a direita: Armando Massao Abe, diretor de operações na Transkompa, Adriano Depentor, presidente do SETCESP e Clovis Manfio, sócio diretor na 3S Tecnologia.


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