Um programa pensado para a qualificação e inserção da mulher no transporte
Compartilhe

O SEST SENAT, em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas Para Mulheres do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, realizou em julho, a primeira palestra do programa Qualifica Mulher para o Transporte. Esse projeto tem o objetivo de aumentar a inserção das mulheres no mundo corporativo, em especial, no setor de transporte.

A palestra foi realizada pela instrutora do SEST SENAT, Layane de Aguiar, que trabalhou o tema ‘Oportunidades para mulheres’, abordando tópicos como o mercado de empregos no Brasil, a importância da qualificação e a conquista da valorização profissional feminina.

O Qualifica Mulher para o Transporte, realizará também outras palestras ao longo do ano, além disso, por meio dele foi lançado um curso na plataforma EAD do SEST SENAT com capacidade de atender até 5.000 mulheres participantes.

O curso que se chama ‘Empregabilidade e Inserção de Mulheres no Segmento de Transporte’ é gratuito, à distância e abordará os seguintes tópicos: empregabilidade, ingresso no mundo do trabalho, preserve seu emprego, o mercado de trabalho no Brasil, definição e importância da logística.

O projeto Qualifica Mulher para o Transporte visa promover a autonomia econômica de mulheres que estão em situação de vulnerabilidade social, por meio da oferta de educação profissional e empreendedorismo.

Durante o Fórum Econômico Mundial de 2020, foi apresentado um ranking sobre a igualdade salarial entre homens e mulheres de 153 países, no qual o Brasil ficou na 130ª colocação.  Além disso, a participação feminina no mercado de trabalho é 20% inferior a dos homens, segundo estudos da FGV (Fundação Getúlio Vargas). E ainda, dos 2,3 milhões de trabalhadores do setor de transportes no país, apenas 17% são mulheres, de acordo com o CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

“Em vista desses números, percebemos que temos um longo caminho a percorrer. Esse é o momento de trazermos mais mulheres para o setor, e o SEST SENAT quer contribuir fortemente com a capacitação delas, para que entrem nas empresas já preparadas para assumir diversas funções”, disse Luciana Malamin, gerente executiva do SEST SENAT, na reunião online da Comissão do Vez e Voz, que ocorreu em 13 de julho.

O  SEST SENAT firmou, no dia 15 de junho, uma parceria com o Vez & Voz para apoiar o movimento que tem por intenção fortalecer e fomentar a entrada de mulheres no transporte rodoviário de cargas.

Malamim contou também que dentre as ações de capacitação, tanto na palestra quanto no curso, há orientações para as mulheres de como preparar um currículo, e exposição de quais são as atividades desempenhadas no transporte rodoviário de cargas, para que a mulher que está sendo capacitada saiba quais cargos pode assumir, e assim, se preparar melhor para o processo seletivo. O curso já está com inscrições abertas no site, inscreva-se.

Com informações do SEST SENAT.


voltar