Um panorama do mercado de trabalho no TRC
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Setor gerou quase 25 mil postos de empregos no ano passado, em São Paulo e região

Um dos setores que mais emprega é o de transporte. O relatório “Cargos e Salários” desenvolvido pelo IPTC (Instituto Paulista do Transporte de Carga), a pedido do SETCESP, revelou que houve um aumento em 2021 nas contratações, em relação ao ano de 2020, com 86.065 postos de trabalhos abertos, no TRC em toda a base territorial da entidade, que compreende a cidade de São Paulo e região.

Mas também houveram demissões, ao todo foram 63.210 postos fechados ou substituídos no período, o que ainda garante um saldo positivo de admissões de 22.855 empregos em relação aos desligamentos. Assim, o número de postos de trabalhos criados foi quase três vezes maior que o ano anterior.

A Mirassol Logística foi uma das empresas que mais contratou do que demitiu, confirmando essa tendência positiva. Em 2021, fez 511 contratações e 289 desligamentos, segundo conta a gerente de Recursos Humanos, Luciana de Mello. “Houve vagas abertas para praticamente todos os cargos da cadeia logística, as maiores demandas foram com relação as funções de gerente, analista operacional, motorista, ajudante e auxiliar de armazenagem”, relata.

A economista do IPTC, Raquel Serini, observa que só a contratação de motoristas profissionais representou 22% do total de admissões. “Mais de 19.031 posições foram preenchidas para esta função, porém se compararmos ao ano anterior, temos quase que 8 mil admissões a menos para este cargo”. O que para ela se justifica pela escassez de força de trabalho para a profissão e não pela falta de oferta de vagas.

O presidente do Conselho Superior e de Administração do SETCESP, Adriano Depentor, aponta que a falta de infraestrutura e assistência nas estradas prejudica o interesse pela profissão. “A função de motorista é uma das principais no transporte. Mesmo com o avanço da tecnologia, os veículos autônomos estão distantes, então essa ocupação perdurará por muitos anos neste segmento e precisamos investir na atração de novos profissionais para a área, além de cobrar o poder público em relação à melhoria da infraestrutura ao longo das estradas”, diz.

Outros cargos administrativos que também se destacaram por demandarem bastante contratações foram de auxiliar de escritório e auxiliar administrativo com quase 8 mil vagas preenchidas, além disso, o cargo de auxiliar de logística teve aproximadamente 12 mil vagas abertas.

Meses com mais contratações

As contratações foram bem distribuídas ao longo de 2021, com picos em julho e novembro, conforme consta no relatório, isto porque houve uma retomada da economia no segundo semestre do ano passado, com o avanço da vacinação e diminuição dos casos Covid-19. Já quanto ao mês de novembro, a alta das contratações dá indício da movimentação do comércio.

“A Black Friday e o aumento nas vendas de fim de ano, se refletem no transporte de cargas e isso faz com que as empresas contratem mais no período que antecede essa época”, sinaliza Depentor.

Outro ponto importante que o estudo registra é quanto às formas de contratação. Enquanto os contratos CLT e temporário tiveram um crescimento, os intermitentes, muito utilizados no período de pandemia, apresentaram uma queda de 24% em relação ao ano de 2020.

Um benchmarking para as comissões em vendas

Para facilitar o entendimento das melhores práticas de mercado quanto as comissões, uma parte do relatório traz um levantamento, feito a partir de pesquisas com diversas empresas do setor, e fornece um comparativo que serve de referência na hora da admissão.

“Esclarecemos as dúvidas mais frequentes sobre a política de comissão para a áreas de vendas”, sinaliza a economista, que acrescenta que no estudo estão relacionados o percentual médio geral, para os diferentes tipos de vendedor: interno e externo.

Serini adverte, que as regras da política de comissionamento precisam estar muito claras para os profissionais. “Tanto o valor da porcentagem, quanto a forma de pagamento devem ser entendidos por toda a equipe, de modo que as expectativas sejam alinhadas e não comprometam o dia a dia da empresa”, aconselha.

Uma característica importante é o desconto do valor recolhido a título de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) pelo empregador na base de cálculo para efeito da apuração das comissões dos vendedores, já que algumas empresas têm essa prática. Além disso, na maioria dos casos, para os vendedores externos são oferecidos a contratação como pessoa jurídica, auxílio combustível e telefonia.

O mercado de trabalho no TRC para as mulheres

Ainda há uma predominância masculina no setor de maneira geral, conforme demonstrou o relatório. Do total de admitidos no ano de 2021, 82% são homens e 18% são mulheres. Isso não somente considerando a base territorial do SETCESP, mas todo o estado de São Paulo.

“Não tenho dúvidas de que há muitas mulheres buscando oportunidades de trabalho, só que ainda não enxergam em nosso segmento uma real opção. Quase todas as empresas nos relatam que têm vagas em aberto, especialmente, para a função de motorista, ou seja, temos oportunidades para elas”, assegura Ana Jarrouge, presidente executiva do SETCESP.

Um recorte da quantidade de admissões femininas por idade, mostra que, quanto mais avançada a faixa etária, menor a representatividade feminina. Sem contar que a média salarial das mulheres nas empresas do TRC foi de R$1.720,40, enquanto a dos homens ficou em R$1.861,658%, ou seja 8% a menos. Cerca de 83% das mulheres profissionais do TRC têm entre 18 e 40 anos de idade.

Mesmo assim, em comparação com 2020, houve um aumento de 61% no volume de cargos ocupados por elas no ano de 2021, um total de 32.094 admissões, com destaque para as áreas administrativa e comercial, onde ambas tiveram maioria feminina na distribuição por ocupação de cargos, com representatividade de 52% e 56% sobre a composição masculina, respectivamente.

“Isso pode ser um indicativo de que as mulheres já começaram a perceber o quanto o transporte pode propiciar oportunidades e crescimento profissional. A cada dia com mais veemência, através no nosso Movimento Vez & Voz, combatemos essas diferenças salariais entre homens e mulheres que desempenham a mesma função, no sentido de conscientizar as empresas dessa prática nefasta dentro do ambiente corporativo”, declara a presidente executiva.

Ainda para Jarrouge, uma entre as muitas formas para estimular a entrada de mulheres está a qualificação. “É preciso adotar políticas de gestão de pessoas que acolham mulheres que não tenham experiência e elaborar uma jornada de treinamento e capacitação. Só este caminho será sustentável a longo prazo, para ao mesmo tempo, resolver o desafio da falta de motoristas e propiciar o aumento do número de mulheres em nosso segmento.

Vem e vai

Ano passado, o turnover (do inglês:  taxa de rotatividade) nas empresas do setor teve uma média mensal de 4,14%. As posições de maior turnover foram as que envolvem atividades operacionais. Outras áreas ocupacionais, como manutenção, segurança, serviços gerais e tecnologia, tiveram uma rotatividade mais estável ao longo dos meses.

De acordo com o analista de dados do IPTC, Bruno Carvalho, que fez parte da elaboração do estudo, “não se pode deixar de avaliar internamente os níveis de satisfação no trabalho, que estão relacionados diretamente aos três pilares: expectativas, envolvimento e satisfação”. Ele conta que, esses fatores podem provocar a movimentação do índice de turnover nas empresas, gerando inclusive demissões voluntárias.

O estudo “Cargos e Salários” utilizou os dados obtidos junto ao CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) considerando a indicação da CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) de transporte e logística, referente ao ano de 2021. A informações sobre as comissões foram extraídas de uma pesquisa de amostragem respondida pelas empresas associadas ao SETCESP.


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