Compartilhe
19 de Agosto de 2016 – 12h25 horas / Luiz Marins

Quais serão os limites do ser humano? Quanto um ser humano será capaz de correr, de saltar, de nadar, etc., se a cada ano, a cada Olimpíada, recordes e mais recordes são batidos? Todas as vezes que vejo recordes serem batidos, essa mesma pergunta me vem à mente: quais serão os limites do ser humano?

 

Essas marcas ultrapassadas mostram o progresso da humanidade. Mostram os progressos na área da saúde em todos os seus aspectos. O ser humano hoje é mais forte, mais longevo, mais saudável. Embora muitas pessoas sejam saudosistas, a verdade é que todos os dados nos mostram que hoje vive-se mais e melhor.

 

Quando o sul-africano Wayde van Niekerk, em 14 de agosto de 2016, no Rio de Janeiro bateu o recorde mundial de corrida de 400 metros rasos (43.03) que pertencia a Michael Johnson (43.18) desde 1999, o mundo ficou estarrecido. Mas os recordes mundiais até o momento em que escrevo este texto (sem contar os recordes olímpicos) já somam 20 (vinte). Nós, seres humanos, batemos nossos próprios recordes em natação, atletismo, ciclismo, levantamento de peso, arco e imagino que até o final das olimpíadas muitos outros serão quebrados. Quais serão nossos limites?

 

Nesta semana pense quantas vezes pensamos ter chegado aos nossos limites de cansaço, de paciência, de força, de persistência? Quantas vezes quisemos desistir e quantas vezes realmente desistimos de lutar, de tentar, de nos esforçar? Quantas vezes nos esquecemos da grande verdade de que o homem vai longe depois de estar cansado? Qual recorde você quer bater em você mesmo?

 

Pense nisso. Sucesso!


voltar