Treinamento de Hazmat capacita profissionais de emergência de todo o Brasil
Compartilhe

Com maior campo de treinamento multimodal da América Latina, Ambipar realiza simulados práticos com cenários reais de emergência

Quando uma carreta tomba na pista ou apresenta algum tipo de vazamento de produtos químicos, é preciso acionar uma equipe de atendimento emergencial para minimizar os impactos ambientais, conter vazamentos e evitar cenários de emergência mais graves. Para responder a esses acidentes de forma eficiente, os profissionais precisam ser certificados em treinamentos de Hazmat – atendimento emergencial com produtos perigosos.

A Ambipar possui o maior Centro de Treinamento Multimodal da América Latina, localizado no complexo operacional de Nova Odessa, interior de São Paulo. O local possui estrutura única, com cenários de todos os tipos de emergência: rodoviária, ferroviária, dutoviária, aeroportuária, marítimo e fluvial.

A partir da estrutura consolidada, conta com instrutores certificados internacionalmente para capacitar profissionais em atendimento emergencial com materiais perigosos, em todos os modais. Na semana de 22 a 26 de fevereiro, a companhia realizou um treinamento para bombeiros do Paraná e São Paulo.

A equipe aprendeu todas as técnicas de utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) de acordo com os tipos de emergências, foram feitos exercícios de alto esforço para treinar a resistência e força. Além disso, aprenderam, na prática, a realizar desinfecção de ambientes, seguindo todos os protocolos de segurança nacionais e internacionais.

Os instrutores preparam cenários de emergências reais, com explosões simuladas, vítimas e vazamento de produtos químicos. Os alunos precisaram entender qual o tipo de produto envolvido, controlar o vazamento, atender as vítimas e finalizar a operação com descontaminação dos operadores e gerenciamento de resíduos da área.

Foram quatro dias de treinamento intenso com exercícios teóricos e práticos. Outros treinamentos de Hazmat estão previstos para os próximos dias.

As empresas e profissionais interessados podem entrar em contato com a Ambipar através do telefone (11) 3526-3536 ou acessar o site para solicitar orçamentos.


voltar