20 de Outubro de 2008 – 10h00 horas / Transporta Brasil
Há muito se fala da importância do Rodoanel para a estrutura viária da região metropolitana de São Paulo. O grande fluxo de veículos de cargas que precisam atravessar a cidade para acessar rodovias importantes do País congestiona o trânsito urbano, gera prejuízos para as transportadoras e atrasa a chegada das cargas em seus destinos. A previsão para a conclusão das obras é março de 2010, mas diversas pontes, trechos e alças de acesso já estão em estágio avançado de construção. O Trecho Sul do Rodoanel terá um trajeto que sai do trevo da Rodovia Régis Bittencourt até a Avenida Papa João XXIII, em Mauá.
Com custo total estimado em R$ 3,6 bilhões, o projeto conta com R$ 2,4 bilhões em recursos do Estado e R$ 1,2 bilhão da União. A obra gerou seis mil empregos diretos e 18 mil indiretos.
De acordo com o presidente da Dersa, Delson Amador, existem planos para que haja cobrança de pedágio no Trecho Sul, a exemplo do que ocorre no Trecho Oeste, para que haja possibilidade de viabilização da construção do Trecho Leste, o próximo a ser empreendido pela Dersa.