A importância de as empresas do transporte rodoviário de cargas praticarem uma gestão sustentável é uma das principais bandeiras da atual gestão do SETCESP. Exemplo disso é a continuidade, ampliação e valorização do Prêmio de Sustentabilidade que reconhece os associados da entidade, que de alguma maneira, promovem pelo menos um dos três princípios que fundamentam a premiação.
O prêmio foi instituído pelo sindicato em 2015 e chega esse ano a sua 4ª edição. Seu regulamento é baseado no triple bottom line, ou o tripé da sustentabilidade (Ambiental, Social e Econômico), proposto pelo consultor e sociólogo britânico John Elkington em seu livro “Canibais com Garfo e Faca” (1997). John é um dos precursores da responsabilidade social e ambiental nas grandes empresas.
Em 2018 o Regulamento do Prêmio de Sustentabilidade do SETCESP prevê a inscrição de cases em 3 categorias, são elas: responsabilidade ambiental, responsabilidade social e gestão econômica sustentável e as empresas podem se inscrever seus projetos em uma ou mais categorias até o dia 14 de agosto.
Além dessas categorias, a premiação também vai homenagear, por meio da condecoração “Destaque do Ano”, a empresa, o empresário, o político ou figura pública que tenha se destacado em prol da sustentabilidade socioambiental no setor de transporte rodoviário de cargas.
Para o SETCESP é importante incentivar e apoiar as empresas do setor em suas práticas sustentáveis, e é motivo de muito orgulho para a entidade saber que o prêmio virou referência em sua região, o que só engrandece o TRC. Afinal é missão de todos preservar e melhorar a qualidade de vida desta e de futuras gerações.
voltar