Compartilhe
04 de Novembro de 2016 – 05h17 horas / Valor Econômico

O transporte aéreo de cargas no mundo registrou em setembro avanço de 6,1% na comparação com igual mês de 2015, segundo dados divulgados hoje pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata), taxa de crescimento mais alta desde fevereiro de 2015.

 

Ao mesmo tempo, a oferta de capacidade para o transporte de cargas em porões de aeronaves e aviões cargueiros aumentou 4,7% no mês, na comparação anual. A taxa de ocupação melhorou 0,6 ponto percentual, para 48,7% entre setembro de 2015 e o mesmo mês de 2016.

 

Segundo a Iata, o desempenho positivo do transporte de cargas no mundo em setembro coincidiu com uma recuperação nas exportações nos últimos meses. “Alguns fatores não recorrentes também podem ter contribuído, como a substituição dos smartphones Samsung Galaxy Note 7 durante o mês, bem como impactos iniciais provocados pelo colapso da linha de navegação marítima Hanjin no fim de agosto”, apontou a entidade.

 

Na América Latina, porém, o desempenho foi o pior da aviação cargueira mundial, com retração de 4,5% no tráfego na comparação anual.

 

Segundo a Iata, o transporte aéreo de cargas dentro da América do Sul tem sido o mais fraco neste ano, com queda de 14% em volumes contratados. Por outro lado, a força da economia americana ajudou a impulsionar os volumes de cargas nas rotas entre a América do Norte e América do Sul, com as importações da Colômbia e do Brasil aumentando 5% e 13%, respectivamente, apontou a entidade.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.