Transportadoras associadas ao SETCESP podem emitir o Certificado Digital gratuitamente
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Para empresas associadas à entidade, é muito fácil realizar a aquisição gratuita do certificado digital Modelo A1 para o principal CNPJ da empresa

O certificado digital é a identidade virtual de empresas e pessoas. Por ser uma tecnologia que utiliza criptografia de dados, ele é uma alternativa segura para assinar documentos que possuem validade jurídica e fiscal.

Com ele, as empresas de transporte rodoviário de cargas podem emitir documentos fiscais, como: a NF-e, CT-e, MDF-e e, até mesmo, fazer o envio de Declarações de Imposto de Renda à Receita Federal, ou ainda, a assinatura de contratos com clientes, além da emissão do RNTRC digital.

Por isso, o certificado digital também é considerado como uma forma de desburocratização de tarefas que, antes eram realizadas presencialmente, já que dispensa a autenticação da assinatura de próprio punho.

Existem diversos tipos de certificados digitais, mas os principais são:

  • e-CNPJ, que é a identidade digital voltada para as pessoas jurídicas e o
  • e-CPF, que é a identidade digital voltada para as pessoas físicas.

Esses certificados digitais estão disponíveis em dois formatos, com diferentes custos e validades, são eles:

– Modelo A1, que é um software que fica instalado no computador e precisa ser renovado a cada 12 meses; e

 – Modelo A3, que é uma mídia criptografada (cartão com chip, token USB ou nuvem) que deve ser conectada a um computador e possui validade de até 60 meses.

Uma das principais vantagens do certificado digital é a redução de custos, porque a partir do momento em que uma empresa começa a utilizá-lo, ela não precisa mais se preocupar com a impressão de documentos, gastos com reconhecimento de firma em cartórios e transporte para o envio de arquivo.

Isso até torna a empresa mais sustentável, já que a emissão das notas fiscais, por exemplo, é feita eletronicamente, dispensando a utilização de papel. Soma-se a isso também a mobilidade, porque ao trabalhar com o ambiente virtual vários tipos de negócios podem ser formalizados, independentemente da distância.

Como faço para emitir o meu certificado gratuito?

Para associado ao SETCESP é muito fácil realizar a aquisição gratuita do certificado digital Modelo A1 para o principal CNPJ da empresa.

Responsável pelo atendimento do certificado digital no SETCESP, Caique Neves, conta como o processo é rápido e simples. “O associado entra em contato tanto por e-mail quanto pelo WhatsApp, envia os documentos necessários para dar sequência a solicitação, que geralmente são o cartão CNPJ e o contrato social da empresa, além de um documento com foto do proprietário ou representante legal da empresa”, informa.

Após isso, Neves explica que é agendado um horário para o atendimento da empresa onde será colhida a biometria de acesso. Depois de aprovado, o certificado é enviado por e-mail em formato de arquivo junto com um manual de instalação. “É clicar, baixar e instalar o arquivo”, diz ele.

O SETCESP também disponibiliza o tipo de certificado digital modelo A1 para os demais CNPJs da empresa, e o modelo A3, sob condições especiais para associados.

Para esclarecer dúvidas ou obter mais detalhes sobre este serviço do SETCESP, entre em contato pelo telefone (11) 2632-1064 ou e-mail caique@setcesp.org.br.

Ainda não é associado, mas precisa do Certificado Digital? Mesmo não sendo associado, você pode adquirir seu certificado digital no SETCESP, tanto no modelo A1 quanto no A3, clique aqui e confira nossa tabela com os valores.

Lembre-se associado ao SETCESP tem muitas vantagens, o certificado digital gratuito é só mais um dos benefícios. Por isso, não perca tempo, associe-se já!


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