Compartilhe
02 de Setembro de 2016 – 04h46 horas / SETCESP

Trabalhar. Essa deve ser a palavra de ordem do governo recém empossado para recolocar o Brasil nos trilhos. Com 11,8 milhões de pessoas desempregadas, o país necessita implementar urgentemente um programa sério, sensato e crível de recuperação das contas públicas que possa oferecer condições para a retomada do crescimento econômico, principal trampolim para a abertura de novas vagas de emprego.

 

Nesse sentido, é preciso que o governo proponha um plano de limpeza e de arrumação das contas públicas para reativar o investimento e dinamizar os negócios, reduzindo a relação entre a dívida pública e o Produto Interno Bruto (PIB) do país.

 

Mas é preciso ir além. Para que os empregos possam ser gerados e os empresários voltem a ter confiança para investir é necessária a aplicação de uma reforma trabalhista que modernize os contratos – o eixo fundamental para criação de oportunidades de empregos e para oferecer maior segurança jurídica as empresas.

 

Outro ponto importante é a abertura de concessões à iniciativa privada para a realização de obras de infraestrutura. Essencial para o setor de transporte de cargas o investimento irá melhorar a produtividade das empresas, reduzindo despesas com a manutenção da frota e dando mais eficácia para o abastecimento do país.

 

A partir da implementação dessas medidas o governo poderá se mostrar capaz de estar à altura da responsabilidade de liderar o esforço de recuperação do emprego nacional. O Brasil precisa muito disso.


voltar