Toriba Renault apoia a campanha Outubro Rosa
Compartilhe

A campanha “Outubro Rosa” foi criada com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.

O movimento teve início na década de 1990, quando o símbolo da prevenção ao câncer de mama — o laço cor-de-rosa — foi lançado pela Fundação ‘Susan G. Komen for the Cure’ e distribuído aos participantes da primeira ‘Corrida pela Cura’, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, realizada anualmente.

O período é celebrado no Brasil e no exterior com o objetivo de compartilhar informações, a fim de contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pela doença.

Informações sobre a doença e prevenção

O câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente na mulher. Nesta doença, ocorre um desenvolvimento anormal das células da mama, que se multiplicam repetidamente até formarem um tumor maligno. O sintoma mais fácil de ser percebido pela mulher é um caroço no seio, acompanhado ou não de dor. A pele da mama pode ficar parecida com uma casca de laranja; também podem aparecer pequenos caroços embaixo do braço. Deve-se lembrar que nem todo caroço é um câncer de mama, por isso é importante consultar um profissional de saúde.

Toda mulher com 40 anos ou mais de idade deve procurar um ambulatório, centro ou posto de saúde para realizar o exame clínico das mamas anualmente, além disso, toda mulher, entre 50 e 69 anos deve fazer pelo menos uma mamografia a cada dois anos. O serviço de saúde deve ser procurado mesmo que não tenha sintomas.

A equipe Toriba Renault apoia esta causa e enfatiza que é de extrema necessidade que todas as mulheres realizem o autoexame e percebendo alguma mudança no corpo, procurem a ajuda médica.


voltar