Os testes do sistema de cobrança de pedágio por km rodado começam na próxima segunda-feira (2) na Rodovia Santos Dumont (SP-75), no trecho entre Indaiatuba e Campinas. O percurso analisado fica entre a praça de pedágio e o primeiro pórtico do sistema instalado no Km 66,7 – próximo ao aeroporto de Internacional de Viracopos – em Campinas. A instalação do pórtico será finalizada na terça (27) e quarta-feira (28) com o içamento da estrutura que contém as antenas que fazem a leitura do sistema. O novo sistema prevê cobrança proporcional da tarifa de acordo com a distância percorrida. A região foi escolhida por ser uma das que mais possui praças de pedágio no Estado. São ao todo 23 espalhadas pelas suas diversas rodovias. A Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp) dividiu a fase experimental em duas etapas. Além dessa, que é a primeira a sair do papel e tem proporção menor, no dia 9 de abril uma segunda fase de testes está marcada para começar com cerca de 500 veículos de usuários da Rodovia Engenheiro Constância Cintra (SP-360), que liga Itatiba a Jundiaí. Na SP-075 os testes serão realizados por veículos da Artesp e da concessionária que administra a via (Colinas). A análise visa a calibragem das antenas instaladas por faixa da rodovia para não dar erro quando dois veículos passarem próximos um ao outro. Ele deve durar no máximo uma semana. Os demais sete conjuntos de pórticos serão instalados sucessivamente pela via até o município de Itu – não há uma estimativa para o término da implantação de todo o sistema na Santos Dumont. A previsão da Artesp é que a operação no trecho de Indaiatuba e Campinas seja iniciada até o final de abril. Antes disso, os usuários dos dois municípios serão chamados para se cadastrarem no novo sistema de cobrança. O órgão ainda não tem uma data definida para o início deste registro.
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