Superando entraves
Compartilhe

Ainda existem inúmeras dificuldades para que o país volte a crescer, no entanto, a Reforma da Previdência é um importante passo, de um longo percurso que Brasil precisa percorrer para tornar a avançar.

Há tempos não existe equilíbrio entre o que o governo arrecada com as contribuições de empresas e empregados e o que paga em aposentadorias e pensões.

Para se ter uma ideia, com as regras atuais, a previdência deve gerar um rombo de R$ 309,4 bilhões neste ano. Em 2018, o déficit ficou em R$ 290,297 bilhões. O que levou a esse tamanho descontrole? – Especialistas costumam apontar aspectos de uma má gestão do dinheiro público até o fato de que os brasileiros estão vivendo mais.

Por 36 votos a 13 a Reforma da Previdência foi aprovada pela comissão especial, na última quinta-feira (04/07), e seguirá para o plenário da Câmara com a ampla torcida dos governistas de que seja aprovada antes do recesso parlamentar.

Obviamente que as determinações contidas no texto base não agradaram a todos, mas a questão maior é a necessidade de estancar um descontrole nas contas públicas.

E exatamente por isso, o SETCESP apoia todo o caminho que direciona o país a um sistema previdenciário sustentável, ao aumento da confiança de investidores e a geração de renda e emprego – ainda tem muito para ser feito, mas esse é um importante avanço a se considerar.


voltar