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30 de Outubro de 2014 – 05h38 horas / G1

A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou na noite de  terça-feira (29) autorização para que o governo de São Paulo contrate empréstimo de R$ 1,650 bilhão para expansão da linha 5 – Lilás do Metrô. Também foi aprovado empréstimo de R$ 2,185 bilhões para aporte de investimentos públicos previstos na concessão na Rodovia dos Tamoios, que liga São Paulo ao litoral Norte, e de R$ 2,3 bilhões para investimento no túnel submerso Santos-Guarujá.
 

Os contratos serão celebrados entre o governo de São Paulo, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Caixa Econômica Federal (CEF), Banco do Brasil (BB) e outros bancos nacionais privados.
 

Segundo a justificativa do projeto, o Metrô está implementando o prolongamento da Linha 5 Lilás, ligando a estação Alto da Boa Vista à Chácara Klabin, com 10,9 km de extensão, 10 estações, excluindo a Estação Adolfo Pinheiro.
 

A Linha 5 – Lilás, quando concluída, deverá ter 19,9 km de extensão, 17 estações e 34 trens, com demanda estimada de 781,3 mil passageiros/dia.  O empreendimento já tem financiamento do BNDES para execução de obras civis no total de R$ 2,724 bilhões e segundo o governo estes recursos praticamente se esgotam neste ano de 2014.
 

Tamoios
 

O Projeto Tamoios é uma concessão patrocinada para exploração da operação da rodovia SP-099. A malha rodoviária a ser concedida compreenderá o sistema existente composto pelo trecho de planalto já duplicado (do km 11,5 ao km 60,4 km e pelo trecho de serra existente (do km 60,480 ao km 83), e posteriormente integrado pelos contornos de Caraguatatuba e de São Sebastião (com extensão de cerca de 50 km) bem como pela ampliação principal, trecho de duplicação da serra (com extensão de 21,5 km), totalizando um traçado a ser concedido de aproximadamente 125 km.
 

Santos-Guarujá
 

O projeto de melhoria lgística e de mobilidade urbana entre Santos e Guarujá, avaliado em R$ 2,327 bilhõe, busca a interligação viária entre  as cidades de Santos e Guarujá, por meio da construção de um túnel, para aumentar a acessibilidade ao Porto de Santos.  O túnel será construído entre Outeirinhos (Santos) e Vicente de Carvalho (Guarujá), com extensão aproximada de 1,3 m e 21 m de profundidade média.
 

O projeto já obteve autorizações para contratação junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento, mas diante da impossibilidade de obter recursos junto ao BID, o governo busca ampliar a  operação de crédito junto ao BNDES.


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