SP lidera impacto positivo no setor de serviços em julho
Compartilhe

O estado de São Paulo teve o maior impacto positivo entre todas as unidades da Federação no volume de serviços prestados no Brasil em julho. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor de serviços teve alta de 0,3% no país em relação a junho. Já São Paulo, com taxa positiva de 1,7%, exerceu a maior influência sobre o resultado nacional. Os dados mostram que São Paulo responde por 47,88% do volume total de serviços prestados no Brasil.

Segundo o IBGE, houve avanços nos serviços de informação e comunicação, profissionais, administrativos e complementares e os prestados às famílias em julho. Dentro desses segmentos destacam-se telecomunicações, serviços de tecnologia da informação, portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet.

Na comparação com julho de 2024, o estado voltou a apresentar a contribuição positiva mais relevante, com aumento de 6%. A média nacional foi de 2,8% no mesmo recorte.

No acumulado de janeiro a julho, frente a igual período de 2024, São Paulo novamente teve o principal impacto positivo (4,3%), enquanto no Brasil o avanço foi de 2,6%.

No acumulado de 12 meses, enquanto o país registrou alta de 2,9%, São Paulo esteve acima da média nacional e teve variação de 4,6%.

As empresas mais inovadoras, com grande receita, estão sediadas em São Paulo, especialmente nos segmentos de tecnologia da informação, publicidade em mídias sociais, administração de cartões de desconto e programas de fidelidade, além da intermediação de negócios por aplicativos e plataformas de e-commerce.

Desempenho por setores

Veja abaixo a variação positiva das grandes atividades dentro do setor de Serviços no estado em julho:

  • Serviços de informação e comunicação: 11,8%
  • Serviços profissionais, administrativos e complementares: 6,7%
  • Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio: 5,3%

    Veja abaixo a variação positiva das grandes atividades dentro do setor de Serviços no estado no acumulado do ano:

  • Serviços de informação e comunicação: 10,4%
  • Serviços profissionais, administrativos e complementares: 5,9%
  • Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio: 0,6%
  • Serviços prestados às famílias: 0,3%

Veja abaixo a variação positiva das grandes atividades dentro do setor de Serviços no estado em 12 meses:

  • Serviços de informação e comunicação: 9%
  • Serviços profissionais, administrativos e complementares: 6,8%
  • Serviços prestados às famílias: 2,7%
  • Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio: 1,8%

Atividades turísticas

No agregado especial da pesquisa que analisa o desempenho das atividades turísticas, São Paulo teve o maior peso positivo no resultado nacional em julho em relação ao mês anterior, com alta de 0,6%. A média nacional ficou negativa em 0,7%.

O maior impacto do estado também se verifica em julho de 2025 em relação ao mesmo mês de 2024: 4,9%, ante a média nacional de 3,3%. Esse avanço se dá pelo aumento na receita de empresas que atuam nos ramos de transporte aéreo de passageiros, serviços de bufê e serviços de reservas relacionados a hospedagens, segundo o IBGE.

No acumulado de janeiro a julho de 2025, o estado se sobressaiu ante as demais Unidades da Federação com aumento de 6%. No país, o avanço foi de 6,1%.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.