Soluções aliadas contra o roubo de carga
Compartilhe

Mercado aposta em ferramentas tecnológicas para a segurança e prevenção

Crimes relacionados ao roubo de cargas e veículos no Brasil continuam sendo uma preocupação para as empresas de transporte rodoviário de cargas. Em 2020, o país registrou 14.159 ocorrências deste tipo. E mesmo, esse número apontando uma queda de 23% em relação ao ano anterior, quando foram registrados 18.382 casos, o cenário ainda é preocupante, alerta a NTC&Logística, entidade que computa esses dados. Afinal os prejuízos ao setor somados chegam a cifra de R$1,2 bilhão.

Como observado, o impacto econômico desse tipo de crime é significativo e tem levado as empresas de transporte rodoviário de cargas a investirem em soluções e mecanismos inovadores, para garantir que seus veículos fiquem mais protegidos. Além de contar com a usual apólice de seguro, outra alternativa bastante comum nas transportadoras é a aposta no GPS, cuja sigla significa Global Positioning System ou, em português, Sistema de Posicionamento Global.

Mas fora isso, existem algumas outras ferramentas de segurança que têm ganhado notoriedade no mercado, por atuarem com o uso da inteligência artificial na prevenção de sinistros, e estão cada vez mais acessíveis e simplificadas, o que permite que, até mesmo pequenos empreendedores tenham condições de investir nessas tecnologias sem comprometer sua sustentabilidade financeira. Veja:

Sistemas de gestão de rotas – Existem programas inteligentes que fazem um plano de rotas, para que o motorista não seja levado a trafegar em locais desconhecidos e com altos índice de roubos de cargas. Eles fazem a roteirização, considerando as melhores estradas e locais conhecidos e movimentados para as paradas.

Monitoramento e Rastreamento do veículo e carga – Auxilia no acompanhamento dos veículos em tempo real, para que sua localização seja identificada, inclusive, pelo celular. A tendência é que o uso do mobile para essa finalidade seja muito mais atuante, especialmente, por conta da implementação da rede móvel 5G.

Em via de regra, os sistemas de rastreamento funcionam com a instalação discreta de um GPS (comunicação via satélite), ou dispositivo de GPRS/GSM (via antenas de telefonia móvel), e também de dispositivos de radiofrequência (sinal das torres de rádio), para que seja estabelecido uma conexão contínua durante os deslocamentos.

Para aumentar a eficácia do rastreamento, muitas empresas têm utilizado esses sistemas de forma combinada como um jeito de aumentar a segurança com o uso redundantes de dispositivos. Existem ainda, sensores de abertura da porta do baú e da cabine, e travas que podem ser acionadas à distância.  Algumas transportadoras de grande porte costumam manter centrais internas de monitoramento para que o gestor acompanhe e identifique qualquer ocorrência geradora de sinistro, e criem soluções mais ágeis para esses problemas.

Iscas eletrônicas – São equipamentos compactos de localização que podem ser escondidos ou camuflados nos produtos que estão sendo transportados. Dessa forma, é possível acompanhar a carga, mesmo se ela tiver sido transferida para um outro veículo. Assim como os rastreadores, a isca eletrônica também pode ser acompanhada em tempo real.

Bloqueador  Ele imobiliza o veículo automaticamente quando acontece o roubo ou quando há a detecção do jammer (equipamento que neutraliza o sinal do rastreador). Muitos bloqueadores cortam a ignição do veículo a fim de pará-lo.

Codificação a laser – O sistema consiste na identificação de peças através da marcação a laser, seja da placa ou chassi do veículo, em diversas peças do caminhão como: lataria, painel e motor.  Com o registro essa permanente, caso o veículo seja roubado o ladrão ficará impossibilitado de vender as peças no mercado comum, já que as marcações acusam claramente que se trata de um veículo roubado.

Câmeras – São excelentes ferramentas usadas para monitorar as atividades externas e as da cabine, por exemplo. Apesar de não ser um recurso voltado para o rastreamento, é uma excelente forma de realizar o monitoramento das cargas, no que diz respeito ao controle de fraude e integridade dos produtos.

Pesquisa de motoristas – Há no mercado programas de interfaces que disponibilizam banco de dados para a seleção de motoristas profissionais, trazem um cadastro mapeado, por exemplo, do perfil mais adequado de condutor para transportar determinado tipo de carga.

Tanto as empresas quanto os seus clientes, se beneficiam das tecnologias para segurança. Vale a pena que os transportadores, gestores de logística e de frotas estejam atentos às últimas inovações e à eficiência que elas proporcionam.

Importante mencionar que em caso de sinistro motivado por roubo, a primeira ação é acionar as autoridades competentes para auxiliar na busca e na recuperação do patrimônio.

O SETCESP possui parcerias com fornecedores que disponibilizam todas as ferramentas aqui mencionadas. Para mais informações clique e acesse.


voltar