Software de gestão de custos da Vipal Borrachas completa 10 anos com cerca de 80% de adesão
Compartilhe

Vipcustos, criado pela empresa para auxiliar os reformadores da Vipal Rede Autorizada, reflete as tendências do segmento e gera indicadores de mercado confiáveis

A Vipal Borrachas, por estar sempre junto a seus parceiros, sabe que um dos principais gargalos das empresas é a parte financeira, o que não é diferente em relação às reformadoras de pneus. Pensando nisso, a líder em produtos para reforma de pneus na América Latina criou o Vipcustos, software que auxilia as reformadoras da Vipal Rede Autorizada no seu controle de custos e que está completando 10 anos de lançamento. Neste tempo, a ferramenta conquistou os reformadores, uma vez que é utilizado hoje em cerca de 80% dos integrantes da Rede. Através de seus dados, o Vipcustos é capaz de refletir tendências do segmento, apontando indicadores de mercado confiáveis.

Criado e desenvolvido integralmente pela Vipal, o sistema tem como objetivo proporcionar aos clientes uma visão da real situação econômica e financeira de suas empresas. Além de disponibilizar resultados sobre os números do próprio reformador, o Vipcustos traz como grande benefício alguns indicadores de mercado por Volume de Negócio (Pneus Padrão). Estes dados servem de norteador para que o reformador possa identificar os seus pontos fortes e fracos, a fim de tomar uma ação imediata na busca por melhores resultados.

Jaquelyne Mezzomo, Diretora Administrativa da AD Pneuforte, de Goiânia (GO), uma das primeiras reformadoras da Rede Vipal a adotar o software, em 2011, diz que o Vipcustos é fundamental para avaliação dos resultados, do impacto dos principais custos e na avaliação do rendimento de cada vendedor. Para ela, a ferramenta se aprimorou ao longo dos anos e hoje ajuda muito sua empresa na tomada de decisão e na gestão do negócio. “Gosto e recomendo”, afirma Jaquelyne.

Já Mauro Cerqueira, Sócio-Diretor da Universo Renovadora de Pneus, de Jaci (SP), que usufrui das funcionalidades do Vipcustos há quatro anos, também considera a ferramenta como “muito importante” para o seu negócio. “O Vipcustos nos proporciona uma gestão mais efetiva, pois detalha melhor tudo aquilo que compõe o custo da reforma”, explica. “Usamos essa ferramenta da Vipal de forma paralela ao nosso software de gestão como um diferencial competitivo”, completa Cerqueira.

Quem também atesta os benefícios do Vipcustos é André Beal, proprietário da Renovadora de Pneus Dois Vizinhos, da cidade paranaense de mesmo nome, reformadora igualmente integrante da Vipal Rede Autorizada. Beal, aliás, vai além, classificando o software da Vipal como “fantástico”. “O Vipcustos traz uma nova realidade para o reformador no que se refere ao conhecimento tanto no gerenciamento de custos quanto de despesas”. O empresário diz ainda que a ferramenta, a qual usa desde 2013, “dá mais assertividade nas tomadas de decisão tanto gerenciais quanto comerciais, além de balizar nas questões de indicadores de mercado através de um mapeamento que abrange todo o Brasil, mostrando se estamos indo para o lado certo ou não”.

Os principais indicadores do Vipcustos são os comparativos médios de mercado. Através destes, o reformador tem acesso às mais diversas informações, como o comparativo dos preços médios praticados, custo estrutural por pneu padrão, comparativo das despesas estruturais e/ou comerciais, entre outros. Outra informação importante disponibilizada pelo Vipcustos trata dos preços médios praticados pelos reformadores da Vipal Rede Autorizada.

Ainda, a ferramenta emite periodicamente análises de desempenho para os clientes que utilizam o sistema a fim de evidenciar os principais aspectos operacionais e financeiros das suas reformadoras em função dos parâmetros estipulados. Esses indicadores também são detalhados por estados ou por regiões comerciais previamente definidas pela Vipal. “Dessa forma, o reformador tem a noção exata de quais deverão ser os seus pontos de melhoria, bem como dos pontos em que ele está bem em relação às médias do mercado para as rubricas apresentadas”, comenta Daniel Gazzoni, Coordenador de Gestão de Clientes da Vipal Borrachas.

Um dos principais relatórios utilizados é o de Simulação, onde o reformador pode simular uma determinada situação de “Faturamento versus Despesa”, prevendo o resultado e podendo fazer os ajustes necessários antes de qualquer negociação. André Beal avalia esta função é essencial, pois dá a Dois Vizinhos “condições para trabalhar as margens de preço de uma forma segura”. Igualmente, Jaquelyne muito se vale deste recurso na AD Pneuforte. “O Vipcustos muito nos ajuda a fazer avaliações no momento de uma negociação em que estamos para fechar algum negócio grande e que precisamos ser competitivos”, conta Jaquelyne, acrescentando ainda que, sempre que precisam de algum suporte técnico para a ferramenta, a Vipal está pronta para atender.

“Todos os dias, a área de Gestão de Clientes da Vipal está em interface direta com os clientes. São inúmeros telefonemas, mensagens e e-mails, solicitando auxílio para as mais diversas situações, como análises, relatórios, simulações, tabela de preços, etc. O foco principal do Vipcustos é fornecer para o cliente uma visão da real situação da empresa e fomentar o planejamento das metas e ações para a evolução dos seus resultados através de diversos relatórios de gestão”, esclarece Gazzoni.


voltar