Com este número 1.304 estamos comemorando 25 anos ininterruptos das mensagens semanais “Motivação & Sucesso” que começaram em 10 de fevereiro de 1992 como “Fax Motivação & Sucesso”.
No primeiro número escrevi sobre MOTIVAR É OUVIR e que poderia ser escrito hoje, 25 anos depois, sem nenhuma mudança. Veja o que escrevi:
“Experimente falar menos e OUVIR MAIS.
Só ouvindo atentamente o que seus subordinados têm a dizer, é que você, como executivo, poderá tomar decisões cada vez mais acertadas. O processo decisório é um processo de informação. Numa hierarquia, sobem INFORMAÇÕES e descem DECISÕES.
Comprovadamente muitas decisões tomadas têm sido erradas pela falta de capacidade de OUVIR dos chefes, supervisores, gerentes e diretores. Chefes antiquados estão acostumados a "fazer discursos" e a "pontificar" o que é certo e o que é errado.
Hoje, na verdade, é preciso cada vez mais conseguir a participação das pessoas que estão em contato diário com os operários, com os clientes, com os fornecedores, etc. Essas pessoas têm mais condições de falar e dizer o que realmente é importante para que a empresa cresça e se desenvolva. O Projeto "Taurus" da Ford americana, um dos maiores sucessos de vendas até hoje, foi desenvolvido a partir do momento, em que a empresa decidiu OUVIR as pessoas dos níveis mais baixos. As opiniões foram tão sensatas que sua implementação foi simples e o sucesso foi surpreendente.
Saia da sua sala ou gabinete e vá OUVIR as pessoas com quem trabalha. Faça perguntas. Saiba o que eles estão fazendo. Questione. MOTIVAR É PRINCIPALMENTE OUVIR.
Boa Semana! Sucesso! “
Muitas pessoas me perguntam como consigo encontrar temas e escrever um texto novo a cada semana durante 25 anos e a resposta é: só com muita disciplina e perseverança. Além disso recebo muitas sugestões de leitores e sinto uma enorme responsabilidade em relação aos milhares de assinantes que temos desde 1992 e que esperam semanalmente um texto para ler, comentar com seu pessoal e principalmente, PENSAR NISSO!
Nesta comemoração só me cabe agradecer: obrigado pela sua paciência e amizade! E, por favor, continue me dando a honra do seu prestígio como assinante e leitor.
Pense nisso. Sucesso!
voltar