Sistema Transporte define prioridades e agenda estratégica para 2026
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Reunião ordinária dos Conselhos Estatutários da CNT, do SEST SENAT e do ITL reúne lideranças para apresentar projetos que impulsionarão o setor no próximo ano

O Sistema Transporte promoveu, nessa quarta-feira (10), a última reunião ordinária dos Conselhos de 2025. O encontro foi realizado no auditório da sede da Instituição, em Brasília, e reuniu o presidente do Sistema Transporte, Vander Costa; o ex-presidente Clésio Andrade; além de representantes das entidades associadas e diretores das três casas do Sistema.

Durante o encontro, foram apresentadas as ações planejadas para o ano de 2026 pelas Entidades do Sistema Transporte. O evento também reforçou o espaço de diálogo com os conselheiros, que puderam contribuir para a definição da agenda estratégica do setor.

CNT

O ano de 2026 será marcado pelas eleições. Por isso, a CNT atuará para mapear as demandas do setor de transporte e apresentá-las aos principais candidatos, dando ênfase à defesa das pautas prioritárias junto aos Poderes Executivo e Legislativo.

Entre os destaques, estão as publicações O Transporte Move o Brasil e o Plano CNT de Transporte e Logística. A primeira apresenta recomendações dos transportadores brasileiros para a retomada da construção de um sistema de transporte e logística condizente com o potencial que o país tem para se destacar entre as maiores economias mundiais. Já a segunda identifica os principais projetos de todas as modalidades de transporte para solucionar os problemas atuais e modernizar a infraestrutura no Brasil, como obras e investimentos.

A diretora executiva da CNT, Fernanda Rezende, destacou que os estudos da CNT têm gerado ampla repercussão na mídia, ampliando a visibilidade do transporte graças ao rigor técnico e à precisão das análises produzidas.

Fernanda lembrou que essas publicações também servem como ferramentas estratégicas para o empresariado, oferecendo dados qualificados que orientam decisões, investimentos e soluções para desafios operacionais.

Assim, a diretora apresentou projetos que devem compor a atuação da Diretoria Executiva, com foco em estudos e análises técnicas que apontam caminhos para subsidiar decisões políticas e estratégicas do setor de transporte.

Segundo o diretor de Relações Institucionais, Valter Souza, no próximo ano, poderá haver mudanças na dinâmica política. “Nesse cenário, queremos contribuir para a presença do transporte nas propostas governamentais durante e após o processo eleitoral”, afirmou.

Nesse sentido, a Entidade está preparando o lançamento de uma nova edição da Agenda Institucional Transporte e Logística, com os projetos mais relevantes em tramitação nos três Poderes, elaborada em parceria com as entidades associadas. A Confederação também planeja realizar uma edição nacional do Fórum CNT de Debates em diálogo com presidenciáveis.

Além disso, entre os temas estratégicos do ano, estão o acompanhamento das concessões de infraestrutura, o avanço do Plano Nacional de Logística 2050 e a transição da reforma tributária.

No Legislativo, destacam-se votações como o Marco Regulatório do Transporte Público de Passageiros, a PEC da Segurança Pública, a PEC 22/2025 e o PL 79/2020, que amplia os recursos do SEST SENAT. Também seguem em pauta revisões trabalhistas e ações judiciais sobre seguro de cargas e desoneração da folha.

SEST SENAT

Em relação às ações do SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) para 2026, a diretora executiva nacional, Nicole Goulart, apresentou projetos com foco na eficiência operacional, na inovação, no atendimento, na qualificação profissional e no bem-estar dos trabalhadores do transporte.

A capacitação profissional segue como prioridade. Novos cursos técnicos, incluindo Transporte e Saúde Bucal, reforçam o portfólio, junto da ampliação da formação em Manutenção Automotiva. O curso Jovem Aprendiz Motorista será lançado no segundo semestre. Além disso, a plataforma EaD ganhará novos temas ligados à transição energética, tecnologia e habilidades profissionais.

A Instituição também avança em frentes de inovação com a modernização do portfólio de ensino e o trabalho desenvolvido no Learning Village, que reforçará a conexão de empresas do setor com startups capazes de resolver desafios reais do transporte.

Iniciativas para diferentes modais se destacam, dando mais ênfase à qualificação profissional e à atração de novos talentos para segmentos como o aéreo, o ferroviário, o aquaviário e o de transporte de valores. Além disso, há foco na melhoria de programas que visam ampliar a entrada de novos motoristas no mercado, enquanto mudanças na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) reduzem custos e possibilitam a formação desses profissionais nas próprias unidades do SEST SENAT.

Entre as ações de gestão e governança, a diretora destacou projetos para aumentar a eficiência operacional das unidades. “O objetivo é garantir ainda mais agilidade nos serviços prestados e melhorar a comunicação entre as unidades e com os clientes por meio de ferramentas de IA e automação”, afirmou Nicole Goulart.

Na área de bem-estar, saúde e segurança, a Instituição amplia soluções, com destaque para as alinhadas à nova NR-1, e lança um novo modelo do programa Prevenção de Acidentes, com ações presenciais nas empresas, reforçando a orientação e o cuidado com os trabalhadores, com o apoio do ONSV (Observatório Nacional de Segurança Viária).

Para fortalecer o vínculo com as comunidades, o SEST SENAT contará com ações voltadas à promoção de cultura, inclusão e equidade. Entre os destaques, está a Copa SEST SENAT de Futebol 7 Society, a celebração dos dez anos do Projeto Proteção e o programa Nós, Elas e Todo Mundo, que reforça a agenda de equidade no transporte.

A expansão das unidades operacionais segue com novos investimentos, modernização, autossuficiência em geração de energia elétrica até o fim de 2026 e ampliação do projeto de reúso de água nas unidades.

ITL

O ITL (Instituto de Transporte e Logística) prepara um 2026 marcado pela ampliação da oferta de cursos, eventos e capacitações executivas. Ao todo, estão previstas 14 turmas do Programa Avançado de Capacitação do Transporte, que contará ainda com um novo curso integrado ao portfólio. A expectativa é capacitar mais de 500 executivos em seis cidades brasileiras: São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Salvador (BA) e Brasília (DF).

O diretor executivo, João Victor Mendes, explica que a iniciativa segue alinhada às parcerias estratégicas com instituições de referência, como FDC, ESPM, Embry-Riddle, NOVA School of Business & Economics, IGCP e Ibmec. Para reforçar esse ecossistema de excelência, o diretor anunciou a chegada do Insper, que passa a integrar o portfólio com a nova especialização em Gestão de Finanças.

Com foco em inovação, o Instituto também lança, em parceria com a NOVA, curso executivo voltado a dados e inteligência artificial para o transporte e a logística, área cada vez mais estratégica para o futuro do setor.

Além da oferta educacional, 2026 será um ano de grandes eventos. O Fórum ITL chega à sua sexta edição, dessa vez com debates sobre cibersegurança e gestão de riscos, temas centrais para a competitividade das empresas. O Instituto realizará também a segunda edição do evento “Mulheres no Setor de Transporte”, reforçando o compromisso com a diversidade, equidade e liderança feminina.

Reuniões de seções

Na terça-feira (9), o Sistema Transporte realizou, também em sua sede, as reuniões ordinárias das seções, com a presença de representantes de diferentes modais, para debater temas estratégicos para o setor. A agenda do encontro contemplou temas transversais que impactam o transporte nacional.

A diretora executiva da CNT, Fernanda Rezende, solicitou o envio de sugestões de propostas de projetos por parte dos membros das Seções da CNT, para compor as publicações O Transporte Move o Brasil e Plano CNT de Transporte e Logística. A Diretoria de Relações Institucionais apresentou os principais avanços nos três Poderes, com foco em projetos de lei, concessões públicas e temas trabalhistas que influenciam diretamente o transporte.

Outro ponto de destaque foi a presença do Sistema Transporte na COP30, com atuação simultânea na Estação do Desenvolvimento (Green Zone) e no Pavilhão Internacional do Transporte (Blue Zone), reforçando o protagonismo do setor nas discussões globais sobre clima, sustentabilidade e descarbonização.

O SEST SENAT apresentou um conjunto de iniciativas para fortalecer o setor em 2026, com destaque para ações de atração de novos motoristas e para as atualizações nas regras de formação e obtenção da CNH, medidas que ampliam a entrada de profissionais na atividade e consolidam a Instituição como referência na formação de motoristas e instrutores.

Entre as reuniões de seções, a do Transporte Rodoviário de Passageiros tratou de temas centrais, como a discussão sobre a Tarifa Zero. Na Seção II (do Transporte Rodoviário de Cargas), foram tratados assuntos como a fiscalização dos seguros obrigatórios pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), o pagamento do frete retorno no transporte de produtos perigosos e o ACT (Acordo de Cooperação Técnica) da Fenaval (Federação Nacional das Empresas de Transporte de Valores) com o Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Durante o encontro da Seção III (do Transporte Aquaviário de Cargas e de Passageiros), houve uma apresentação do andamento do estudo sobre o mercado de bunker. A Seção IV (do Transporte Ferroviário de Cargas e de Passageiros) recebeu o secretário nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Ribeiro, que apresentou os fundamentos da Política Nacional de Outorga Ferroviária e o novo arcabouço jurídico, financeiro e operacional das concessões. A reunião também tratou de marcos regulatórios para o segmento, bem como de iniciativas de capacitação profissional do Sistema Transporte.

Na reunião da Seção V (do Transporte Aéreo de Cargas e de Passageiros), foram apresentados os resultados do subgrupo que trata da aviação regular e não regular e do táxi aéreo que opera sob a RBAC 135. E na Seção VI (de Infraestrutura de Transporte e Logística), houve a discussão de temas relevantes para o ambiente regulatório e jurídico do setor, incluindo atualizações sobre a implementação da reforma tributária, pautas relacionadas à segurança pública e mudanças previstas na reforma do Código Civil.

 

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