Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP reúne mulheres para falar sobre empoderamento
Compartilhe

Comitê Mulher da cooperativa organizou três eventos que trataram sobre os potenciais femininos

O empoderamento feminino foi tema de três eventos organizados pelo Comitê Mulher da Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP. Os encontros “Eu, Mulher” reuniram integrantes dos comitês locais e foram palco para que as mulheres redescobrissem seus potenciais e enxergassem possibilidades de mudança, com muita troca de experiência e depoimentos sobre trajetórias de liderança.

Os eventos foram realizados nas cidades de Palotina (PR), Goioerê (PR) e São Paulo (SP), reunindo cerca de 1.400 mulheres, que ouviram sobre a importância do comitê, como ele funciona e sobre as estratégias para apoiar as iniciativas locais. “Me sinto extremamente honrada por entender como o cooperativismo atua na minha cidade. O Sicredi tem esse papel e me apaixonei logo de cara”, afirma Eliete Vieira da Silva, integrante do comitê e delegada de núcleo em Ribeirão Pires (SP).

De acordo com Elisângela Gloor, de Goioerê (PR), o sentimento é de gratidão por fazer parte do movimento. “É um desafio se colocar à disposição para assumir uma responsabilidade, no entanto, ao dizer sim, a cooperativa nos auxilia com todo o conhecimento que precisamos para exercer com excelência a nossa função. Sou feliz por contribuir como conselheira de administração”.

Para Vanessa Lourenço Paulino, delegada de núcleo em Iporã (PR), fazer parte do comitê foi um convite para a mudança de hábitos. “Venci a timidez, busquei conhecimento e me coloquei à disposição para contribuir com a cooperativa”.

Os encontros contaram com uma palestra com a escritora Helda Elaine, que abordou os comportamentos que a mulher pode adotar para um “Transformar Para Melhor”, um trocadilho com a TPM – tensão pré-menstrual. “O nosso objetivo foi dizer para as mulheres que elas podem se valorizar mais, cuidar de si e realizar seus sonhos”.

Para os dirigentes da cooperativa, apoiar a participação da mulher é dizer que elas são bem-vindas na gestão do empreendimento. “Esperamos ter cada vez mais mulheres participando das lideranças e fazendo a diferença, com envolvimento e inclusão de todas, sempre com muito respeito. A presença da mulher é muito importante para nós”, destaca o presidente da Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, Jaime Basso.

Comitê Mulher

O Comitê Mulher teve início há sete anos, conectado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e com o movimento internacional das cooperativas de crédito. “Temos o objetivo direto de aproximar as associadas da gestão das cooperativas e fazemos isso com ações locais voltadas à educação”, frisa a assessora de desenvolvimento do cooperativismo da Central Sicredi PR/SP/RJ, Alyne Lemes.

A Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP foi uma das primeiras a iniciar o movimento dos comitês, em 2016. Atualmente, são 16 comitês locais, somados ao comitê da cooperativa, que representa as mulheres nos encontros estaduais e nacionais. “Nós sempre incentivamos nossas mulheres para que elas ocupem o papel de liderança, em um trabalho contínuo. Queremos que elas possam estar sempre conosco, nos auxiliando a construir uma cooperativa perene e ainda mais feminina”, reforça a gerente de desenvolvimento do cooperativismo na Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, Cláudia Bonatti.


voltar