Nesta terça-feira (26) foi realizado na sede do SETCESP o Workshop da COMJOVEM SP que esse ano teve como tema “Gestão Empresarial – Desafios e Soluções”. A abertura do evento foi feita pelo presidente do SETCESP, Tayguara Helou, pelo diretor da COMJOVEM SP, Antônio Tibúrcio Neto, pelo vice-diretor da COMJOVEM SP, Luís Felipe Machado e pela convidada especial Ana Carolina Ferreira Jarrouge, Coordenadora da COMJOVEM Nacional.
“É muito importante que os transportadores se reúnam para debater soluções para o nosso setor, espero que através desse evento nós possamos ter boas ideias e quem sabe até idealizarmos novas bandeiras para melhorar a gestão das nossas empresas, a nossa lucratividade e eficiência do setor como um todo”, falou Tayguara.
O primeiro painel, comandado por Tayguara, Neto e Luis Felipe, abordou o Panorama sobre a Gestão Empresarial – Principais Desafios do TRC. Além do debate sobre o tema nesse painel também foi definido, pelo público participante através de enquete interativa, quais são os 5 desafios mais cruciais para a condução da gestão empresarial e que dificultam o desempenho das empresas de transportes de cargas.
Os temas mais votados foram: Tabela de Frete Mínimo, Defasagem de Tarifas de Frete, Alta Carga Tributária, Fidelização de Clientes e Tecnologia e Inovação.
O segundo painel teve como tema “A importância da tomada de decisão no momento de crise” e contou com a participação do sócio-diretor da Quimitrans e presidente da ABTLP – Associação Brasileira de Transporte e Logística de Produtos Perigosos, José Maria Gomes e do Diretor da Gran Cargo, Evandro Samuel Ferrari. Gomes e Evandro apresentaram cases de momentos que as suas empresas passaram por crises e viram nelas oportunidades de negócios.
Dando início as atividades da tarde Gustavo Vieira, líder de projetos na Livework Brasil, comandou uma Oficina de Design Thinking na qual os participantes formaram grupos de trabalho e através de uma dinâmica propuseram soluções para os 5 temas eleitos, no segundo painel do evento, como principais desafios do setor. (Tabela de Frete Mínimo, Defasagem de Tarifas de Frete, Alta Carga Tributária, Fidelização de Clientes e Tecnologia e Inovação).
No final da atividade Gustavo explicou como foram construídas as ideias e apresentou para todos vídeos das soluções propostas por cada grupo. Os vídeos foram gravados por um representante de cada equipe durante o intervalo da atividade.
A última palestra do encontro ‘Gestão de Negócios – Vencendo a Crise’ foi apresentada por Geraldo Aguiar de Brito Vianna, ex-presidente da NTC&Logística, que mostrou como as empresas podem aplicar as ideias apresentadas no evento em suas realidades.
“A Oficina de Design Thinking apresentou ótimas soluções para problemas comuns do nosso setor, eu realmente me surpreendi com a simplicidade e objetividade na qual os temas foram tratados. O que esse evento proporcionou aqui hoje é muito importante e esse debate coletivo é sempre muito enriquecedor”, finalizou Geraldo.
Encerrando o encontro foi realizado um sorteio com os empresários e executivos das transportadoras presentes que concorreram ao uso de todos os serviços e benefícios do SETCESP por 6 meses, com isenção da mensalidade social. Foram contemplados dois sorteados, 1 transportador não associado à entidade e 1 transportador já associado, foram eles: Amanda Momillide da DTA Cargo e Caio Constantino da Terrabase.
Paralelo a toda programação do evento aconteceu uma Feira de Negócios na qual os participantes puderam visitar os estandes e ver as novidades das principais marcas do mercado. Estiveram presentes as empresas: APISUL, AUTOTRAC, BGMRODOTEC, BUONNY, BLUE CORP, CONSÓRCIO MAGGI, CTF, DE NIGRIS, FACCHINI, IPIRANGA, MAN LATIN AMERICA, MERCEDES BENZ, MOTUL, MOVE MAIS, OMNILINK, PAMCARY, PETROBRAS, RODOBENS, SASCAR, SCANIA, TICKET LOG, VB, VIPAL, VOLVO, WISEPRO BI e também o LABORATÓRIO SETCESP INOVAÇÃO.
Confira as fotos do evento.
voltar