Setembro Amarelo: SETCESP realiza palestra ‘Todos juntos pela valorização da vida’
Compartilhe

Para disseminar a campanha de prevenção ao suicídio, a entidade promoveu um evento de conscientização com seus colaboradores   

Na manhã de ontem (21), os profissionais do SETCESP acompanharam a palestra ‘Todos juntos pela valorização da vida’, apresentada pela psicóloga e especialista em Gerenciamento Estratégico de Recursos Humanos, Carla Roberta Moreira.

Durante sua apresentação a especialista destacou a importância de falar sobre o suicídio, que ainda, é um tema considerado tabu em nossa sociedade. “É preciso discutir a respeito para saber identificar os sinais de alerta como forma de prevenção”, afirmou a especialista.

Além disso, ela abordou temas relacionados à ansiedade e à depressão. Aliás, muitos suicídios ocorrem por problemas relacionados a transtornos mentais, entre eles a depressão.

Itala Santos, que é responsável pela área de RH do SETCESP, da mesma forma reforçou, que o assunto é delicado, mas grave, e merece atenção. “Trouxemos uma reflexão para os nossos colaboradores sobre os cuidados com a saúde mental, e também informações para que eles saibam identificar os indícios dessa situação e ajudar a prevenir mortes”.

No Brasil são registrados cerca de 13 mil suicídios todos os anos, e no mundo são mais de um milhão. A psicóloga alertou que, cada vez mais, são registrados casos entre os jovens de 15 a 29 anos e lembrou que quem busca apoio emocional pode contar com o CVV – Centro de Valorização da Vida, que atende todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por e-mail, chat e telefone, 24 horas todos os dias. O número é o 188.

O dia 10 de setembro é oficialmente o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, por isso, o mês marca a campanha de conscientização que acontece no país desde 2015.


voltar