SETCESP se posiciona sobre o rodízio de caminhões no Trevo de Bonsucesso
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A medida adotada pela Prefeitura de Guarulhos, SP, visa priorizar ônibus e carros de passeio; VUCs de 7,2 metros estão fora da restrição

O SETCESP, o IPTC (Instituto Paulista do Transporte de Carga) e a Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana de Guarulhos têm trabalhado no último ano em buscar as melhores alternativas para desafogar o trânsito no Trevo de Bonsucesso em Guarulhos, região metropolitana de São Paulo.

Um estudo de impacto do transporte de cargas, realizado no início de 2020, apontou que o local vem sofrendo com grandes congestionamentos e diversos problemas de tráfego, principalmente durante o dia, devido a dificuldades de acesso das pistas locais para a Rodovia Presidente Dutra.

Devido ao adiamento da nova concessão da Rodovia Presidente Dutra, das dificuldades em finalizar as obras das alças do Trevo de Bonsucesso e da necessidade urgente de desafogar o trânsito do local, foram estudadas diversas alternativas, sendo adotada a restrição de caminhões, que passa valer a partir do dia 5 de abril de 2021, como anunciou ontem (23) a Prefeitura de Guarulhos.

Tal restrição, de caráter experimental e provisório, terá duas janelas, das quais coincidem com os horários de restrição de São Paulo:

  • De segunda a sexta-feira: das 06h às 09h e das 17h às 20h
  • Aos sábados: das 07h às 12h

A expectativa é que estas restrições fiquem vigentes até a finalização das obras do novo viaduto da extensão da Avenida Jacu-Pêssego em Guarulhos, em estágio já bastante avançado.

A nova concessão da Rodovia Dutra prevê obras nas faixas marginais do trecho apenas para cinco anos após o início da nova concessão, o que inviabiliza a espera por uma solução neste prazo.

O SETCESP sempre se posiciona contra qualquer tipo de restrição aos caminhões, e está acompanhando este assunto de perto para que o impacto nas empresas de transporte rodoviário de cargas da região seja minimizado.

Cabe lembrar que o VUC (Veículo Urbano de Cargas) de 7,2 metros estará isento desta restrição, possibilitando as operações de entrega e distribuição urbana durante todo o dia.

Com a nova restrição, o SETCESP e o IPTC iniciarão um novo estudo de impacto da medida junto a Secretaria de Transportes do município, de forma a comprovar se houve benefícios com a medida.

O SETCESP aguarda a publicação do decreto para melhor posicionamento e, caso você tenha qualquer dúvida sobre o assunto, entre em contato com o departamento Jurídico do SETCESP, pelo e-mail juridico@setcesp.org.br


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