SETCESP reforça a participação de lideranças femininas do setor na Intermodal
Compartilhe

O SETCESP e o Movimento Vez & Voz estiveram na Intermodal 2024, maior feira para os setores de logística, intralogística, tecnologia, transporte de cargas e comércio exterior da América Latina, na última quarta-feira, 06. Representado por Ana Jarrouge, presidente executiva da entidade e idealizadora do movimento, o SETCESP participou do Painel Mulheres na Liderança: Compartilhando Experiências e Carreiras, que aconteceu no Palco 1 – Transporte Intermodal.

Além de Ana, participaram do painel, Janaina Schoenmaker, gerente jurídica do Metrô de São Paulo e representante da ANP trilhos, Andrea Simões, diretora de gente, cultura e transformação digital da Log-in, Jurema Monteiro, presidente da Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear) e Eliana Costa, diretora adjunta do ITL, que discutiram a importância das mulheres na logística das empresas. Durante a discussão, um dado que se destacou é que, de acordo com o IBGE, 37% das mulheres sustentam suas famílias.

O setor transportador emprega mais de 2 milhões de pessoas e 57% do seu quadro é composto por mulheres, porém, apenas 5% dos cargos são exercidos por profissionais do sexo feminino, englobando todos os modais de transporte. Ana Jarrouge, destacou em sua fala que os diferentes segmentos de transporte estão alinhados na busca por aumentar a representação feminina nas lideranças e dar equidade de oportunidades para as mulheres nas diferentes áreas.  “Você vê que todos estão na mesma linha, com os mesmos tipos de iniciativas, então acho que essa troca é muito importante para a conscientização dos diferentes setores. Estamos todos juntos em prol do desenvolvimento dos segmentos”, esclareceu.

O espaço oferecido pela Intermodal para a discussão deste tema, acontece em uma semana muito importante, já que nesta sexta-feira, dia 08, é celebrado o Dia Internacional da Mulher. Para Ana Jarrouge, esse momento é muito significativo para o Movimento Vez & Voz, criado para valorizar as mulheres que trabalham no transporte rodoviário de cargas, fomentar o crescimento profissional delas dentro do próprio setor e atrair novos talentos para o TRC.

“Para nós do Movimento Vez & Voz, estar na Intermodal é de grande importância. Primeiramente por, mais uma vez, representarmos o nosso projeto, e em seguida, nos posicionarmos ao lado de grandes representantes de outros segmentos. Estamos vendo que o movimento está crescendo, ganhando visibilidade e consigo perceber que somos mais adeptos e conscientes. Fico honrada com a oportunidade de estar em mais uma feira, a convite da AbraLog, e ao lado de grandes profissionais e entidades, discutindo sobre o desenvolvimento feminino, que é fundamental para todos os segmentos de transporte”, finalizou Ana.


voltar