SETCESP recebe palestra sobre embalagens para transporte de produtos perigosos
Compartilhe
01 de Dezembro de 2011 – 10h00 horas / SETCESP
O Setcesp recebeu esta semana uma palestra sobre embalagens homologadas para o transporte de produtos perigosos. No encontro, estiveram presentes a engenheira Gloria Benazzi, assessora técnica da NTC&Logística e da Associquim, Ariovaldo Francisco Paes, da Slotter Embalagens, e José Maria Gomes, diretor da especialidade de transporte de produtos perigosos. “Na medida em que os transportadores vão conhecendo a legislação, terão mais facilidade para conviver com ela no dia a dia“, comentou Gomes.
Durante a palestra, Gloria detalhou as principais mudanças que a nova legislação sofrerá e também ao que os transportadores precisam ficar atentos, como a classificação dos grupos de embalagens. Outro ponto bastante ressaltado foi a necessidade de identificação do cofre de carga, caso seja preciso utilizar um, além dos novos pictogramas (desenhos nas placas) aceitos.
Paes ressaltou que os transportadores devem atentar às especificações das embalagens e ver se elas são adequadas para o transporte dos líquidos que precisam ser transferidos de um lugar para o outro. “É preciso ficar atento à densidade relativa do produto“, disse. Por exemplo: não adianta colocar um produto que tem densidade de 1.8 em um recipiente que tenha capacidade para 1.4, mesmo que só até a metade. Se isso for feito, haverá maior pressão em algum ponto e a embalagem não irá suportar.

voltar