SETCESP recebe economista do Itaú para palestra sobre cenário econômico
Compartilhe
16 de Fevereiro de 2012 – 10h00 horas / Imprensa – SETCESP
Na quarta-feira (15), o SETCESP recebeu o economista Caio Megale, do Banco Itaú, associado mantenedor do Sindicato, para uma palestra sobre a conjuntura econômica de 2012. No evento, o executivo apresentou as projeções que o Banco fez para os próximos anos no País. Roberto Granero, vice-presidente da entidade, esteve presente no evento representando o presidente Francisco Pelucio.
Motivado pela desaceleração da economia brasileira em 2011, o Brasil começa 2012 ainda devagar, mas esse quadro deve ser revertido ainda no primeiro semestre. De acordo com os dados estudados pelo Itaú, a projeção de aumento do PIB este ano é de 0,8% no primeiro trimestre deste ano; 1,3% no segundo; e de 1,7% em cada um dos dois trimestres seguintes.
Além disso, outra medida para motivar o crescimento econômico no Brasil é a redução da taxa de juros. “Fala-se em um ponto percentual“, diz Megale. Segundo o executivo, após os ajustes feitos pelo Banco Central, os juros devem chegar próximos a 9%.
Em médio prazo, o cenário brasileiro deve melhorar ainda mais, motivado pela ascensão de mais uma grande parte da população às classes C, B e A. “A projeção é que, até 2014, mais 28 milhões de pessoas passem para as classes consumidoras”, explica o executivo. “Quando esses indivíduos ascendem socialmente, passam a gastar mais com produtos e serviços, não mais somente aqueles para sua sobrevivência”, detalha.

voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.