Em 2021, o setor de transporte rodoviário de cargas abriu 22.855 novos postos de trabalho, um crescimento de 35,22% em relação ao ano anterior, sendo a maior parte deles para a posição de motorista. O cenário reflete a (discreta) retomada econômica pós-pandemia com a volta das contratações em regime CLT.
Os dados são do estudo realizado pelo IPTC – Instituto Paulista do Transporte de Cargas, para o SETCESP, e mostram também a participação das mulheres no setor, a sazonalidade nas contratações, índices de turnover por área de atuação, percentuais de comissionamento para equipes comerciais e remuneração média para mais de 200 ocupações.
Tudo isso pode ser consultado em um único painel, com diversos filtros disponíveis, para que as transportadoras possam utilizar como referência para definir melhor suas políticas de contratação e retenção de talentos.
Para entender todos os detalhes e conhecer o levantamento, acompanhe a live que acontecerá nesta quinta-feira (18) no canal oficial do SETCESP no YouTube. Participará do bate-papo, a economista do IPTC, Raquel Serini e o analista de dados do instituto, Bruno Carvalho. Ative o lembrete para não perder.
voltar