SETCESP promove curso de Manuseio e Armazenagem de Produtos Químicos Perigosos
Compartilhe
28 de Abril de 2014 – 02h48 horas / Imprensa SETCESP

O SETCESP, por meio do Núcleo de Desenvolvimento Educacional Adalberto Panzan, promoverá, no dia 10/5, o curso Manuseio e Armazenagem de Produtos Químicos Perigosos. Inscrições podem ser efetuadas até o dia 8/5.
Segundo a entidade, o curso tem como objetivo orientar e capacitar profissionais para o correto manuseio e armazenagem de produtos químicos perigosos, preservando a integridade física e a segurança de todos os envolvidos.

O público alvo é composto por profissionais que estejam envolvidos em atividades de fabricação, transporte, armazenagem e distribuição de produtos químicos que devem estar atualizados quanto às normas técnicas e a legislação para o melhor desempenho de suas funções.

A programação contempla:

1. A legislação de transporte (decretos e portarias);
2. A lei de Crimes Ambientais e as responsabilidades das partes contratantes;
3. Deveres e responsabilidades de todos os envolvidos na expedição do produto;
4. Documentação; Documento fiscal;ficha de emergência; Envelope para o transporte; MOPP;Certificado de Capacitação para o transporte a granel;
5. Aplicabilidade das normas brasileiras de transporte terrestre de produtos químicos perigosos;Simbologia dos veículos, equipamentos e embalagens;Ficha de emergência e envelope para o transporte;Equipamento de proteção individual e equipamento para emergência;Atendimento à emergência;Extintores de incêndio;Incompatibilidade química;
6. Identificação – Veículo e embalagem;
7. Rotulagem de produtos químicos;
8. Armazenamento de produtos perigosos;
9. Fiscalização e o motorista;
10. Atendimento a emergência.

Nelson Lopes de Oliveira Jr. será o responsável por ministrar o curso. Confira o currículo do especialista: Técnico de Segurança e Medicina no Trabalho pelo SENAC; Enfermagem Padrão (FIG – Faculdades Integradas de Guarulhos); Conselheiro e Consultor – IDELT — Instituto para o Desenvolvimento de Logística e Transportes – Desde 1997;Consultor nas áreas de segurança e medicina do trabalho, transporte rodoviário de cargas e movimentação de produtos perigosos;Desenvolvimento de conteúdos para vídeos-aula de Programas de Ensino a Distância;Aplicação de Programas de Treinamento, voltados para diversas áreas;Pesquisa de Mercado para Desenvolvimento de Oportunidades de Negócios no Programa Água de Reuso da SABESP.

O curso, que será ministrado na sede da entidade (Rua Orlando Monteiro, 21, esquina com a Rua da Gávea, 1390. Vila Maria – SP) começa às 8h30 e termina às 17h30.

Empresa associada paga R$ 300 por inscrição, enquanto os não associados pagam R$ 390. A inscrição é gratuita para pessoas com deficiência.

Para mais informações, entre em contato pelo telefone (11)2632-1066 / 1079 ou pelo e-mail: treinamento@setcesp.org.br.


voltar