SETCESP marca sua posição sobre as restrições
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11 de Novembro de 2011 – 10h00 horas / Globo, Estadão e Folha
Caminhões só poderão circular 12 horas por dia na Marginal do Tietê
Restrição valerá das 4h às 10h e das 16h às 22h, a partir de 11 de dezembro, e atinge mais 9 vias; na Pinheiros, veto será ampliado em 2h O Estado de S.Paulo
A Prefeitura anunciou ontem o início da proibição do trânsito de caminhões na Marginal do Tietê e em mais nove vias da cidade (que formam o minianel viário). Será das 4h às 10h e das 16h às 22h, a partir de 11 de dezembro. Mas as multas só começam em janeiro.
Estudada há pelo menos um ano, a medida foi a forma encontrada pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) para tentar forçar o transporte de cargas a usar o Rodoanel. A restrição adotada em outubro do ano passado na Marginal do Pinheiros, na Avenida dos Bandeirantes e em outras vias da zona sul também será ampliada em duas horas – passará a ser das 4h às 22h (hoje é das 5h às 21h).
Vias paralelas à Marginal do Tietê, como as Avenidas Marquês de São Vicente e Ermano Marchetti, e outras vias com restrição, como a Avenida Presidente Wilson (paralela à Avenida do Estado), que poderiam virar caminhos alternativos para caminhões, também serão vetadas para o transporte de carga. Continuam fora das restrições os Veículos Urbanos de Carga (VUCs) e o transporte, por exemplo, de materiais perecíveis.
A CET pretende incluir mais vias da zona norte na lista de locais restritos. A ideia é impedir que caminhoneiros achem outras rotas, a exemplo do que ocorreu na região do Morumbi, na zona sul, quando teve início a proibição na Marginal do Pinheiros.
Velocidade. Por dia, segundo a CET, 158 mil caminhões passam pelas dez vias com restrição. O secretário municipal dos Transportes, Marcelo Branco, estima que essas vias tenham ganho de 20% na velocidade média. Hoje, a média pela manhã da Marginal é de 60 km/h e, à tarde. 45 km/h. Passará, segundo a CET, para 72 km/h na manhã e 54 km/h à tarde.
Nos próximos dias, terá início a instalação de 600 placas de trânsito informando as proibições – e só depois haverá a cobrança de multa. A fiscalização vai ser feita por agentes e por 31 radares equipados com Leitores Automáticos de Placas (LAPs).
A proibição na Marginal do Tietê estava atrelada à conclusão das obras de acesso da Avenida Jacu-Pêssego, na zona leste, à Avenida dos Estados e a Mauá, no ABC – região cujas cidades também anunciaram restrição a caminhões nesta semana. Até o Trecho Leste ficar pronto, em 2013, a Jacu servirá como um “mini Trecho Leste“ do Rodoanel, ligando a pista atual à Rodovia Ayrton Senna e à Via Dutra.
Proibição em SP elevará inflação no País inteiro, afirma Fiesp
O Estado de S.Paulo
Pagamento de adicionais noturnos a empregados (que chegam a até 100% do valor do salário) e custos adicionais para o transporte à noite (como reforço nas equipes de escolta e vigilância). Para o diretor de Infraestrutura da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Carlos Cavalcanti, a restrição anunciada ontem pela Prefeitura terá impacto direto no custo das mercadorias que circulam pela cidade e, consequentemente, no preço – o que elevará os índices de inflação no País inteiro, diz ele.
“Estamos vivendo uma política de avestruz. Escondemos a cabeça na terra e esperamos os problemas se resolverem“, diz.
Os problemas, afirma ele, são a falta de estrutura logística e de transporte público na capital. “Isso é um reflexo da ineficiência de gestão e do escoamento de dinheiro decorrente da corrupção, que paralisa novas obras.“
Para Cavalcanti, uma agravante da restrição é o fato de o Rodoanel ainda não estar pronto. “Em Pequim, há três rodoanéis ao redor da cidade. Aqui, ainda está pela metade.“
O anúncio da restrição à circulação de caminhões na manhã de ontem também surpreendeu o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Carga de São Paulo e Região (Setcesp), Francisco Pelucio. Ele reprovou a medida e solicitará uma audiência com o prefeito Gilberto Kassab e o secretário municipal de Transportes e presidente da CET, Marcelo Branco.
Francisco Pelucio disse que esteve há 15 dias com Kassab e o prefeito nada comentou sobre a medida. “Não tinha data, não tinha nada. Está faltando respeito com o transporte rodoviário de carga. O poder público está brincado com nosso setor.“
Concentração.
Para o Setcesp, as empresas de transporte de carga sediadas na zona norte serão as mais prejudicadas. Pelucio diz que grande parte das 7 mil companhias na capital estão em bairros como Casa Verde, Limão, Santana, Vila Maria e Vila Guilherme.
“Restringir a passagem por São Paulo é uma coisa, mas tem as empresas que estão aqui dentro. Tem de ter licença especial. Chegando às 5 horas a São Paulo, onde os caminhões vão ficar parados se não tiverem por onde entrar? É o horário em que mais se roubam veículos“.
Marginal Tietê terá restrição para caminhões
TV GLOBO – SPTV 2 ED
A prefeitura quer tirar 75 mil caminhões da Marginal Tietê nos horários de pico. A restrição começa no mês que vem em caráter educativo. A partir de janeiro, quem desrespeitar a regra será multado.

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