Em 2009, por meio da COMFROTA (Comissão de Frota do SETCESP), o projeto do veículo foi aperfeiçoado e ganhou novas dimensões para atender às restrições aos veículos de carga na cidade de São Paulo. Montado sobre o chassi da Sprinter Street 311 CDI, da Mercedes-Benz, o veículo foi o oferecido pela associada mantenedora do SETCESP, Grupo De Nigris. O protótipo foi entregue hoje pelos representantes da De Nigris, da COMFROTA, e pelo presidente do SETCESP, Francisco Pelucio, para 30 dias de testes na Braspress.
“É mais uma conquista do SETCESP, em uma sequencia do trabalho do ex-presidente Urubatan Helou. O que estamos tentando é solucionar o sério problema de dificuldades de abastecimento na cidade de São Paulo. Este veículo é mais uma opção para que possamos fazer as cargas chegarem até onde o povo está”, diz o presidente do SETCESP, Francisco Pelucio.
O diretor-presidente da Braspress, Urubatan Helou, ressaltou a importância do projeto. “Esta é a evolução do que havíamos feito, é mais um trabalho técnico que o SETCESP vem realizando junto às montadoras que está culminando com a adoção deste veículo, que já está adequado à legislação paulistana. Faremos os testes no veículo para verificar as alterações que foram feitas e passaremos as informações para a montadora”, relata Helou.
De acordo com a coordenadora da COMFROTA, Anacélia Panzan, o veículo passará por testes coordenados pela Comissão que avaliarão aspectos como consumo de combustível, dirigibilidade e conforto da cabine. “Estas características serão analisadas nos testes. Consideraremos o conforto e o ruído interno, por exemplo. Como fizemos o acesso interno para a carga, temos o banco escamoteável e teremos que saber seu ele é funcional, se o ajudante consegue se movimentar dentro da cabine. Este veículo tem algumas características diferenciais, como iluminação interna e piso do compartimento de carga totalmente liso para facilitar a movimentação e permitir maior capacidade”, diz Anacélia.
O SETCESP, a De Nigris e a Braspress firmaram um contrato de comodato, de acordo com o qual o veículo ficará em testes na empresa por 30 dias e depois será passado para outras empresas também realizarem os testes. Estão na programação o Expresso Jundiaí, a Transportadora Americana e a Jamef.
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