SETCESP entrega o Prêmio IER 2021 a rede com maior índice e a de maior evolução
Compartilhe

Os grandes vencedores do Prêmio IER 2021 foram conhecidos na manhã desta terça-feira (15), na live transmitida pelo canal do YouTube do SETCESP. Segundo a pesquisa realizada pelo IPTC (Instituto Paulista do Transporte de Carga), encomendada pela entidade, a rede com maior “IER” – que é o Índice de Eficiência no Recebimento, foi a Conibase Home Center, que teve um tempo médio para a descarga (TMD) de 1h32. Já a que mais evoluiu no ranking IER foi a Americanas S. A., que saiu da 23ª posição em 2020, para o 3º e com um TMD de 2h29.

“O IER é excelente ferramenta de apuração e controle, há mais de 10 anos o SETCESP promove essa pesquisa para melhorar a operação do embarcador, do transportador e do recebedor”, disse o presidente do Conselho Superior e de Administração do SETCESP, Adriano Depentor.

O levantamento também apurou que em 2021, houve um aumento no TMD de 52 minutos. Em 2020, a demora para a descarga nos locais pesquisados era em média de 2h20, já ano passado a demora média verificada foi de 3h12.

De acordo com a economista do IPTC, Raquel Serini, esses 52 minutos oneram em 42% a operação do veículo parado e “interfere diretamente nos resultados das empresas de transportes”. Ela aproveitou para explicar a metodologia aplicada na pesquisa, que é feita nos pontos de descargas e também com os entregadores, considerando os procedimentos, a infraestrutura e o tempo para o descarregamento da carga, e a partir desta análise é que se atribui o índice “IER” às redes de recebimento.

“No mundo dos negócios tempo não só significa dinheiro, como também sobrevivência. A otimização do tempo está ligada aos custos das empresas”, comentou a presidente executiva do SETCESP, Ana Jarrouge.

Enquanto isso, o diretor de Abastecimento e Distribuição do SETCESP, Marinaldo Barbosa dos Reis, lembrou que discutir esses índices com os recebedores é uma forma de melhorar toda a cadeia logística e aproveitou para anunciar e parabenizar as redes vencedoras.

Representando a Conibase, Danielle Nishida, gerente de logística agradeceu o prêmio e destacou que em parte, ele é fruto da mudança da empresa para um novo galpão com mais estrutura.  Receberam a premiação pela Americanas S.A., Edison Shimada, diretor de operações e Sindival Coimbra, diretor executivo de operações da plataforma de logística, que também agradeceram o reconhecimento e compartilharam que a nova meta para este ano é diminuir de 2h29 para 2h, o descarregamento no CD da Americanas.

Relançamento do Apoio Operacional

Durante a live também foi lançado o Serviço de Apoio Operacional da entidade, “totalmente remodelado e mais abrangente”, explicou Fernando Zingler, diretor do IPTC. “O serviço do Apoio Operacional é a transposição da pesquisa para ajudar o transportador a agilizar o descarregamento” informou Zingler.

Ele apresentou que o novo Apoio Operacional deverá intervir, facilitar e realizar uma série de atendimentos que vão desde orientações gerais sobre a descarga, até a entrega assistida, passando também pelo acompanhamento da logística reversa de pallets e dos agendamentos No Show. “Reformulamos o serviço para que seja mais acessível ao transportador e possamos atendê-los da melhor forma”, afirmou Zingler.

Clique aqui e saiba mais sobre o Apoio Operacional no SETCESP.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.