SETCESP comemora a inauguração das alças de acesso ao Terminal de Cargas Fernão Dias
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07 de Maio de 2008 – 10h00 horas / Redação SETCESP
“Nosso sonho, enfim, saiu do papel”, comemorou o presidente do SETCESP, Francisco Pelucio, na inauguração das alças de acesso da rodovia Fernão Dias ao Terminal de Cargas que leva o mesmo nome, ocorrida nesta terça-feira (6). O empreendimento é reivindicação do setor de mais de duas décadas.
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Pelucio e diretores do SETCESP comemoram a inauguração com o prefeito de Guarulhos, Elói Pietá
O evento contou com a presença do governador do Estado de São Paulo, José Serra, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, o prefeito de Guarulhos Elói Pietá, subprefeito da Vila Maria Antonio Perosa, do superintendente regional do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT), Ricardo Madalena, vereador Wadih Mutran, e dos diretores do SETCESP, Manoel Sousa Lima Júnior, Urubatan Helou, Alexandre Duarte, Celso Masson e Rogério Helou, entre outras autoridades.
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Francisco Pelucio, Vereador Wadih Mutran e Gilberto Kassab durante a inauguração
A obra que custou cerca de R$ 8,8 milhões, maior parte bancada pelo governo federal, é resultado de parceria entre as Prefeituras de São Paulo, Guarulhos e o Ministério dos Transportes. Localizado no quilômetro 89,7 da Fernão Dias, o viaduto tem cinco alças de acesso. Duas ligam a Rodovia Fernão Dias ao terminal de cargas, na chegada à capital; e entre o terminal e a pista no sentido Belo Horizonte (saída). Outras duas alças ligam a Fernão Dias a um viaduto que cruza a rodovia em direção a Guarulhos. E a quinta liga a pista sentido Belo Horizonte a um segundo acesso a Guarulhos. “O investimento na construção das alças eliminará as voltas desnecessárias que os caminhões dão atualmente para acessar o terminal ou a rodovia Fernão Dias. Nossa expectativa é de que 6 mil caminhões sejam beneficiados pela obra”, comenta Pelucio.
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Alças de acessos à rodovia Fernão Dias
A contrução das alças de acesso ao Terminal da Fernão Dias tem sido uma bandeira do SETCESP, que buscou viabilizar a parceria entre as prefeituras de São Paulo e Guarulhos, além dos governos federal e estadual. Finalmente, o acordo envolvendo os agentes públicos foi oficializado no dia 29 de março de 2007, com a assinatura do contrato para as retomadas das obras.
Cerimônia Na cerimônia de inauguração, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, após saudar o governo federal, que foi fundamental para viabilizar a obra, ressaltou que o mais importante é que o objetivo de beneficiar a população da região estava sendo alcançado. “ A falta de investimento durante estes 20 anos fez com que a população sofresse com a poluição do ar, barulhos de caminhões, principalmente, para os caminhoneiros que não tiveram o conforto e nem a segurança necessária para operação no transporte de carga”, avaliou Kassab.
O governador de São Paulo, José Serra, disse que o setor de transporte de cargas terá um benefício com o empreendimento. “São 600 mil pessoas beneficiadas. 10 mil caminhões serão tirados da região da zona norte e as conseqüências são menos poluição sonora, menos fumaça, menos problemas de trânsito, mais conforto para todos. Melhora para economia brasileira por ser uma obra federal, pois a Fernão Dias é uma rodovia de grande importância”, argumentou Serra. O governador lembrou também um fato inusitado no Brasil, que o preço da empreendimento que era de R$ 10,3 milhões, com a concorrência, o valor passou para R$ 7,1 milhões, depois foi necessário um aditivo de R$ 1,7 milhões para a construção de galerias subterrâneas da rede elétrica. “Uma das obras mais rentáveis que eu já vi, pois rende economicamente, socialmente, beneficiando a população de Guarulhos, da zona norte de São Paulo e dos caminhoneiros e da nossa economia”, comentou.
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Serra e Kassab ressaltam a importância da obra
Após os discursos, as autoridades descerraram a placa inaugural ao som de uma buzinada e fogos de artifício e liberaram a obra para o trânsito.
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Buzinada para liberação do trânsito
Para Pelucio, as alças de acesso otimizarão o tempo do transportador, pois cria uma conexão direta da rodovia ao Terminal. A ligação evitará os congestionamentos nos bairros como: Jardim Brasil, Jardim Guançã, Vila Sabrina, Parque Novo Mundo, Parque Edu Chaves, Jardim Japão que são utilizados como rotas alternativas. Além disso, a obra contribui para a redução da poluição, produzida pelo grande volume de tráfego nessa região.
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Trânsito liberado para acesso às alças

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