SETCESP comemora a inauguração das alças de acesso ao Terminal de Cargas Fernão Dias
Compartilhe
07 de Maio de 2008 – 10h00 horas / Redação SETCESP
“Nosso sonho, enfim, saiu do papel”, comemorou o presidente do SETCESP, Francisco Pelucio, na inauguração das alças de acesso da rodovia Fernão Dias ao Terminal de Cargas que leva o mesmo nome, ocorrida nesta terça-feira (6). O empreendimento é reivindicação do setor de mais de duas décadas.
“SETCESP
Pelucio e diretores do SETCESP comemoram a inauguração com o prefeito de Guarulhos, Elói Pietá
O evento contou com a presença do governador do Estado de São Paulo, José Serra, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, o prefeito de Guarulhos Elói Pietá, subprefeito da Vila Maria Antonio Perosa, do superintendente regional do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT), Ricardo Madalena, vereador Wadih Mutran, e dos diretores do SETCESP, Manoel Sousa Lima Júnior, Urubatan Helou, Alexandre Duarte, Celso Masson e Rogério Helou, entre outras autoridades.
“SETCESP
Francisco Pelucio, Vereador Wadih Mutran e Gilberto Kassab durante a inauguração
A obra que custou cerca de R$ 8,8 milhões, maior parte bancada pelo governo federal, é resultado de parceria entre as Prefeituras de São Paulo, Guarulhos e o Ministério dos Transportes. Localizado no quilômetro 89,7 da Fernão Dias, o viaduto tem cinco alças de acesso. Duas ligam a Rodovia Fernão Dias ao terminal de cargas, na chegada à capital; e entre o terminal e a pista no sentido Belo Horizonte (saída). Outras duas alças ligam a Fernão Dias a um viaduto que cruza a rodovia em direção a Guarulhos. E a quinta liga a pista sentido Belo Horizonte a um segundo acesso a Guarulhos. “O investimento na construção das alças eliminará as voltas desnecessárias que os caminhões dão atualmente para acessar o terminal ou a rodovia Fernão Dias. Nossa expectativa é de que 6 mil caminhões sejam beneficiados pela obra”, comenta Pelucio.
“SETCESP
Alças de acessos à rodovia Fernão Dias
A contrução das alças de acesso ao Terminal da Fernão Dias tem sido uma bandeira do SETCESP, que buscou viabilizar a parceria entre as prefeituras de São Paulo e Guarulhos, além dos governos federal e estadual. Finalmente, o acordo envolvendo os agentes públicos foi oficializado no dia 29 de março de 2007, com a assinatura do contrato para as retomadas das obras.
Cerimônia Na cerimônia de inauguração, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, após saudar o governo federal, que foi fundamental para viabilizar a obra, ressaltou que o mais importante é que o objetivo de beneficiar a população da região estava sendo alcançado. “ A falta de investimento durante estes 20 anos fez com que a população sofresse com a poluição do ar, barulhos de caminhões, principalmente, para os caminhoneiros que não tiveram o conforto e nem a segurança necessária para operação no transporte de carga”, avaliou Kassab.
O governador de São Paulo, José Serra, disse que o setor de transporte de cargas terá um benefício com o empreendimento. “São 600 mil pessoas beneficiadas. 10 mil caminhões serão tirados da região da zona norte e as conseqüências são menos poluição sonora, menos fumaça, menos problemas de trânsito, mais conforto para todos. Melhora para economia brasileira por ser uma obra federal, pois a Fernão Dias é uma rodovia de grande importância”, argumentou Serra. O governador lembrou também um fato inusitado no Brasil, que o preço da empreendimento que era de R$ 10,3 milhões, com a concorrência, o valor passou para R$ 7,1 milhões, depois foi necessário um aditivo de R$ 1,7 milhões para a construção de galerias subterrâneas da rede elétrica. “Uma das obras mais rentáveis que eu já vi, pois rende economicamente, socialmente, beneficiando a população de Guarulhos, da zona norte de São Paulo e dos caminhoneiros e da nossa economia”, comentou.
“SETCESP
Serra e Kassab ressaltam a importância da obra
Após os discursos, as autoridades descerraram a placa inaugural ao som de uma buzinada e fogos de artifício e liberaram a obra para o trânsito.
“SETCESP
Buzinada para liberação do trânsito
Para Pelucio, as alças de acesso otimizarão o tempo do transportador, pois cria uma conexão direta da rodovia ao Terminal. A ligação evitará os congestionamentos nos bairros como: Jardim Brasil, Jardim Guançã, Vila Sabrina, Parque Novo Mundo, Parque Edu Chaves, Jardim Japão que são utilizados como rotas alternativas. Além disso, a obra contribui para a redução da poluição, produzida pelo grande volume de tráfego nessa região.
“SETCESP
Trânsito liberado para acesso às alças

voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.