
Com participação do diretor adjunto nacional Vinicius Ladeira, evento reuniu autoridades e especialistas para debater soluções diante do alto índice de sinistros
O compromisso do SEST SENAT com a segurança viária ganhou destaque na abertura da Semana Nacional de Trânsito 2025, realizada nesta quarta-feira (17), no auditório do Ministério dos Transportes, em Brasília. O diretor adjunto nacional do SEST SENAT, Vinicius Ladeira, chamou atenção para a mobilização nacional promovida pela entidade, que, neste mês, abrange mais de uma centena de ações educativas e de saúde em todo o país.
Em sua fala, o diretor ressaltou a importância da iniciativa e lembrou outras ações do Sistema Transporte (CNT, SEST SENAT e ITL) em prol do trânsito. “Esse é um desafio complexo e não tem solução única. Mobilizamos as nossas 172 unidades operacionais, em maio e setembro, para fortalecer a segurança. A adesão cresce a cada ano, mostrando que esse é um caminho para um trânsito mais seguro”, disse.
Organizado pela Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), sob o mote “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, o evento reuniu representantes do governo, dirigentes do setor de transporte e especialistas internacionais para debater estratégias de valorização da vida no trânsito.
A cerimônia contou, ainda, com a presença do secretário nacional de Trânsito, Adrualdo Catão. Para ele, a segurança viária começa com escolhas conscientes no dia a dia, mas depende também de ações concretas por parte do poder público. “Não podemos tratar os sinistros como rotina. É preciso integrar educação, fiscalização e infraestrutura para transformar o trânsito em um espaço mais eficiente para todos”, afirmou.
Dados do Ministério dos Transportes informam que o Brasil já ultrapassa a marca de 127 milhões de veículos em circulação, o que torna ainda mais necessária a adoção de medidas voltadas à segurança viária. Somente em 2025, o Renaest (Registro Nacional de Sinistros e Estatísticas de Trânsito) contabilizou mais de 453 mil ocorrências, que provocaram, aproximadamente, 7,5 mil óbitos.
Mês de mobilização pela segurança
O SEST SENAT está promovendo, ao longo do mês, uma grande mobilização que envolve sua rede de 172 unidades. Neste ano, a campanha tem como mote “Educar para prevenir: mais consciência, menos acidentes”, em sintonia com o tema proposto pela Senatran. A iniciativa envolve desde palestras sobre segurança viária até atendimentos de saúde a motoristas e trabalhadores do transporte, passando pela distribuição de materiais de conscientização.
O diferencial desta edição está na abrangência do movimento: com 113 ações confirmadas em diferentes lugares, tais como unidades do SEST SENAT, pontos de parada, terminais de cargas e de passageiros e garagens de empresas de transporte. Dessa forma, a campanha alcança um público amplo, como motoristas profissionais e não profissionais, motociclistas, ciclistas, pedestres e passageiros.
Com esse esforço, o SEST SENAT reafirma seu compromisso com a valorização da vida, consolidando-se como um agente ativo na construção de um trânsito mais humano, seguro e responsável.
voltar