Compartilhe
14 de Setembro de 2018 – 15h07 horas / SETCESP

Preocupado com a alta carga tributária e com a questionável tributação do PIS e COFINS com o ICMS ou ISS embutido, o SETCESP entrou, em 2004, com uma ação coletiva com o objetivo de excluir esses tributos da base de cálculo das citadas contribuições, já que esses impostos não correspondem ao faturamento das empresas.

 

Agora, com a recente decisão emitida pelo Supremo Tribunal Federal – STF, com repercussão geral, esse benefício foi finalmente concretizado exaltando o intenso e continuo trabalho do SETCESP em prol de seus filiados.  Assim as transportadoras associadas ao sindicato que constam nessa ação já podem excluir o ICMS da base de cálculo do pagamento do PIS e da COFINS, o que significa uma economia de 7% ou 12%, conforme operação da empresa.

 

Da mesma forma é entendimento da entidade que o ISS também pode ser excluído, já que a decisão do Tribunal da 3ª Região em relação ao processo do SETCESP inclui esse imposto, porém sobre essa exclusão não há repercussão geral e por isso é prudente aguardar o STF se manifestar.

 

Para usufruir dessa significativa conquista os associados do SETCESP devem obter os documentos emitidos e disponibilizados pela entidade que são fundamentais para garantir o exercício deste importante direito.

 

O SETCESP também deixa seu setor jurídico à disposição de todos para esclarecer qualquer informação através do telefone (11) 2632-1005 ou pelo e-mail juridico@setcesp.org.br.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.