Compartilhe
17 de Junho de 2015 – 04h37 horas / Folha Vitória

Os cidadãos e empresas terão a seu dispor um código de barras para pagar tributos devidos a União, estados, Distrito Federal e municípios. Foi o que aprovou nesta terça-feira, 16, o plenário do Senado. A proposta, que seguirá para a Câmara dos Deputados, prevê que o código de barras terá de conter, pelo menos, o valor do pagamento, se o pagamento é à vista ou a prazo (indicando neste último caso qual prestação se trata) e o número do CPF ou do CNPJ do pagador assim como do CNPJ do órgão ou da entidade pública que recebe o pagamento.

Na justificativa ao projeto, o senador Blairo Maggi (PR-MT) disse que a iniciativa simples e de "imensa eficácia" pode ajudar na prevenção do desvio de dinheiro público e no rastreamento dos valores pagos, com a eventual punição dos envolvidos e responsáveis por pagamentos à margem dos parâmetros legais.

"Tal medida, em nossa opinião, padronizaria os documentos referentes a pagamentos na administração pública, o que viria a facilitar e agilizar sobremaneira o trabalho dos órgãos de controle interno e externo, bem como o dos órgãos de repressão, quando das investigações policiais", disse Blairo, autor da proposta.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.