Seminário no SETCESP traz informações preciosas sobre documentação digital
Compartilhe
22 de Novembro de 2013 – 10h00 horas / Imprensa SETCESP
O SETCESP realizou nesta quinta-feira (21) o 1º Seminário de Documentação Eletrônica para o TRC, evento que teve como temas principais o Conhecimento Eletrônico de Transporte e o Manifesto Eletrônico, documentos que precisam da atenção especial dos transportadores.
“A tecnologia permite que diversos processos sejam feitos sem o uso do papel e a emissão dos documentos eletrônicos para o transporte de cargas, que já não é uma novidade para o nosso setor, faz com que nossa atividade precise se adaptar às novas regras e procedimentos. O SETCESP traz, com este evento, conteúdo de utilidade para as empresas, que ainda têm dúvidas sobre a emissão desses documentos e a adequação para os novos procedimentos”, disse o presidente do SETCESP, Manoel Sousa Lima Jr., na abertura do evento, que contou com mais de 120 participantes na sede da entidade.
Manoel lembrou que o Sindicato criou a Central de Serviços, iniciativa para ajudar as empresas e para proporcionar o acesso a diversos atendimentos empresariais em um só local, incluindo orientação e serviços para a emissão de documentos eletrônicos, como o manifesto e o conhecimento. “Mais de 70% de nossos associados são pequenas e médias empresas e estamos atendendo esta importantíssima faixa de transportadoras, que precisam de serviços especializados capazes de resolver suas questões do dia a dia. A parte tributária e de emissão de documentos fiscais é uma das prioridades”, complementa o presidente.
Após a abertura do presidente, o diretor-Adjunto das Micro e Pequenas Empresas do SETCESP, Nivaldo Oliveira, frisou a relevância do evento e dos serviços do SETCESP para as empresas menores, que lidam no seu dia a dia com as questões da atividade e precisam de orientação, ajuda vital que encontram na entidade. A primeira palestra foi proferida pela advogada tributarista Drª Requel de Jesus, que falou sobre o Conhecimento Eletrônico de Transporte, alguns detalhes técnicos e seus aspectos legais. Ela orientou os transportadores a utilizar com atenção o manual de integração do contribuinte, fornecido pelo Fisco, e explicou passo a passo a emissão do CT-e, desde a obtenção da Certificação Digital, passando pela instalação do programa emissor, até a solicitação do credenciamento da empresa junto à Secretaria de Fazenda.
“Embora a obrigatoriedade da emissão do CT-e aconteça a partir de 1º de dezembro de 2013, muitas empresas ainda não solicitaram o credenciamento e isso é preocupante, pois há sanções contra quem não aderir ao programa”, alertou A Drª Requel.
Segundo a especialista, estão dispensados de emitir o CT-e apenas os micro-empreendedores individuais e os transportadores autônomos.
A segunda palestra do evento foi proferida por Fernando Azevedo, da Autofax, sobre a Certificação Digital. O representante da empresa que oferece soluções em certificação digital explicou o conceito do serviço, que consiste na validação de dados para a identificação de uma pessoa física ou jurídica no ambiente digital para a realização de diversos procedimentos, como, por exemplo, a emissão de documentos eletrônicos como o CT-e e o Manifesto Eletrônico.
“A certificação digital é, hoje, a forma mais segura de envio de informações, pois é inviolável e traz como benefícios a integridade e a autenticidade dos dados, sem possibilidades para falsificações. Além disso, tem amparo legal”, disse o palestrante.
A terceira apresentação do seminário foi realizada por José Augusto Ferraz, diretor da Editora e do Grupo Frota, que publica a revista Frota&Cia. O empresário e jornalista veio trazer uma novidade para os associados do SETCESP: o NetFrete, serviço eletrônico para auxiliar as transportadoras com a emissão de Conhecimento Eletrônico e Manifesto Eletrônico de Transporte, além de outras funcionalidades para as empresas.
As soluções NetFrete consistem em um portal de serviços exclusivos para o mercado de transportes que oferece a emissão dos documentos fiscais eletrônicos, como o Danfe, Manifesto e CT-e. A NetFrete é a mais nova associada especial do SETCESP e integra o menu de atendimentos da Central de Serviços do Sindicato.
Ao final do Seminário, o presidente Manoel Sousa Lima Jr. reiterou o trabalho da entidade em busca das bandeiras do setor, como na área fiscal, por exemplo, e convidou a todos os participantes para uma visita à Central de Serviços do SETCESP.

voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.